6º Congresso de Direitos Humanos e Migrações Forçadas: migrações, xenofobia e transnacionalidade

O evento ocorrerá no Auditório do Prédio 11, na PUCRS

19/10/2022 - 09h21

O Serviço de Assessoria em Direitos Humanos paraImigrantes e Refugiados (SADHIR), apoiado pela Escola de Direito e pelo Curso de Relações Internacionais da PUCRS, realiza, novamente, o “VI CONGRESSO DE DIREITOS HUMANOS E MIGRAÇÕES FORÇADAS: migrações, xenofobia e transnacionalidade”.

O evento tem como objetivo idealizar uma conversa em alto nível visando o fomento de ideias no tema sobre migrações, a partir de um olhar atualizado, voltado para a criação de uma racionalidade de efetivação dos Direitos Humanos.

Inscrições gratuitas realize aqui.
Válido como 8 horas de atividades complementares.

Portanto, a sexta edição do congresso, ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro de 2022, no Auditório do Prédio 11 (térreo) da PUCRS, conforme a cronograma abaixo:

PROGRAMAÇÃO

25 DE OUTUBRO – NOITE (19h15 às 22h30)
MESA 1: OS IMPACTOS DA CRISE MIGRATÓRIA NO CENÁRIO INTERNACIONAL ATUAL
Mediadora: Katarina Araújo Bandeira – SADHIR/PUCRS
19h20 – Abertura
19h30 – Guglielmo Angolino – Italiano. Universidade de Parma. Pesquisador do melting pot europe – “Os processos de transformação do fenômeno migratório na Itália e na Europa” (Conferência online)
20h10 – Marçal de Menezes Paredes (Professor do Programa de Pós-graduação em História e do Curso de Relações Internacionais – PUCRS) – “O terrorismo jihadista e os Mega-projetos no Norte de Moçambique”
20h40 – Abdala Mussa Inaque – Moçambicano. Doutorando em História
pela PUCRS – “Os deslocados internos em Cabo Delgado, Moçambique: a experiência de trabalho no ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados”
21h10 – João Henrique Salles Jung (Professor do Curso de Relações Internacionais – PUCRS) – “Migração e cidadania: reflexões a partir da Ucrânia”
21h40 – Debates

DIA 26 DE OUTUBRO – TARDE
14h00 às 18h00 – APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS
Edital de chamamento de trabalhos (resumos expandidos)

Obs.: conforme dispõe o edital, os resumos deverão ser enviados ao email [email protected]

DIA 26 DE OUTUBRO – NOITE (19h15 às 22h30)
MESA 2: A ATUAL POLÍTICA MIGRATÓRIA DO BRASIL E OS DESAFIOS DA SOCIEDADE CIVIL NA ACOLHIDA HUMANITÁRIA

Mediadora: Glória Moraes – SADHIR/PUCRS

19h20 – Abertura
19h30 – Gustavo de Lima Pereira – Coordenador do SADHIR. Professor da Escola de Direito e do Curso de Relações Internacionais – PUCRS – “Cátedra Sérgio Vieira de Mello e o reconhecimento institucional na promoção dos direitos humanos”
19h45 – Joseane Schuck – Professora e Coordenadora do Projeto de Extensão comunitária: Migração, Identidade e Cidadania da Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP) – “Migrações transnacionais: compreendendo e desvelando categorias migratórias contrabando de migrantes ou tráfico de pessoas?”
20h15 – Wagner dos Santos Chagas – Diretor da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Esteio – “Política Municipal de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes de Esteio”
20h45 – Bibiana Waquil Campana – Presidente do Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Rio Grande do Sul – COMIRAT/RS – “O trabalho do Assistente Social junto às migrações: Mediações possíveis”
21h20 – Debates

Conheça os palestrantes

Guglielmo Agolino – Pesquisador italiano, graduado em Direito pela Università degli Studi di Parma. Doutorando em Ciências Jurídicas na Università di Modena e Reggio Emilia. Assistente da Cátedra e especialista na matéria de Direito Constitucional da Università degli Studi di Parma. Foi estagiário nos termos do art. 73 d.l. 69/2013 no Ministério Público de Parma. Qualificado para exercer a advocacia. Durante sua carreira acadêmica realizou um período de estudos e pesquisas na Universidade de Coimbra e na PUCRS.

Marçal de Menezes Paredes – Professor do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS. Coordenador do Laboratório de História das Sociedades Ibéricas e Americanas e Contexto Global vinculado ao PPGH/PUCRS. Foi Professor visitante no Departamento de História da York University (Toronto, Canadá), e do Scholar do Harriet Tubman Institute for Africa and its Diaspora. Doutor em História pela Universidade de Coimbra, Portugal (2007). É membro do Executive Board da Lusophone Studies Association (York University) e Pesquisador-Associado ao Centro de Estudos do Século 20 (CEIS20) da Universidade de Coimbra, Portugal.

Abdala Inaque – Moçambicano, natural de Pemba – capital da província de Cabo Delgado. Graduado em história e geografia pela Universidade pedagógica de Moçambique, mestre em ciência política pela Universidade Federal do Pará e doutorando em História pela PUCRS. Desempenhou funções na Fundação MASC – Fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil – como mobilizador comunitário em diretos humanos, foi professor na universidade de Universidade Católica de Moçambique na escola de ética e cidadania. Trabalha no ACNUR – Alto comissariado das Nações Unidas para Refugiados – como assistente especialista em proteção baseada na comunidade, (proteção à criança, GBV, avaliação de risco, assistência em emergências de conflitos armados). Voluntário de reencontro familiar e gestão de casos do Comitê Internacional da vermelha internacional.

João Henrique Salles Jung – Professor do curso de Relações Internacionais da PUCRS. Research Fellow no Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE), instituição na qual foi Presidente durante a gestão 2018-2020. Colaborador do Cosmopolitanism: Justice, democracy and citizenship without borders”, sediado em Lisboa. Doutorando em Filosofia pela FernUniversität in Hagen em cotutela com a PUCRS.

Gustavo de Lima Pereira – Doutor em Filosofia e Doutorando em Ciências Criminais pela PUCRS. Mestre em Direito pela Unisinos. Professor da Escola de Direito e do Curso de Relações Internacionais da PUCRS. Coordenador do SADHIR – Serviço de Assessoria em Direitos Humanos para Imigrantes e Refugiados da PUC/RS.

Joseane Schuck – Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (bolsista CAPES / PROSUC). Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Advogada e professora de graduação da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Coordenadora, na mesma instituição do Projeto de Extensão comunitária: Migração, Identidade e Cidadania.

Wagner dos Santos Chagas – Mestre e Doutor em Educação pela UNISINOS, Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil /ULBRA (2005) e Graduado em História pela Universidade Luterana do Brasil /ULBRA (2003). Realizou Pós-doutorado em Memória Social e Bens Culturais pela UNILASALLE. Atualmente é Diretor da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Esteio.

Bibiana Waquil Campana – Assistente Social formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Referência Técnica para Migração e Trabalho Análogo à Escravidão na Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul. Presidente do Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Rio Grande do Sul (COMIRAT/RS) e Coordenadora da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/RS). Conselheira do Fórum Nacional de Conselhos e Comitês Estaduais para Migrantes e Refugiados pelo poder público e membro de sua Coordenação Nacional. Ex-membro e colaboradora do Grupo de Assessoria a Imigrantes e Refugiados (GAIRE/UFRGS).

Compartilhe

Informações do evento

Data
19/10/2022 até 27/10/2022

Próximos eventos


Outros eventos Ver todos

  • Últimos publicados
  • Mais visualizados