Painel 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial

Evento promovido pela Escola de Direito da PUCRS acontece no dia 20 de novembro, às 17h, via palataforma Zoom

10/11/2020 - 13h32
Igualdade racial, Dia da Consciência Negra

Foto: Unsplash

Em comemoração aos 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial, a Escola de Direito da PUCRS promoverá um painel com debates sobre o tema. O evento acontece no dia 20 de novembro, a partir das 17h, com transmissão via Zoom. As inscrições para participar podem ser realizadas neste link.

Visando analisar, sob uma perspectiva interdisciplinar, o impacto do Estatuto da Igualdade Racial na sociedade brasileira, o painel falará desta legislação tão importante, bem como as questões jurídicas e históricas que a envolvem.

Em parceria com o Grupo de Pesquisa Gestão Integrada em Segurança Pública (GESEG), o evento conta com organização dos professores da Escola de Direito Clarice Beatriz da Costa Söhngen e Plínio Melgaré.

Conheça os painelistas e seus respectivos temas:

Clarice Beatriz da Costa Söhngen abordará o tema Vozes Negras

Doutora em Letras pela PUCRS, onde também atua como professora. Atualmente é Coordenadora de Desenvolvimento Acadêmico da PUCRS e membro da comissão de direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Sul.

Plínio Saraiva Melgaré abordará o tema O Estatuto da igualdade Racial e as ações afirmativas

Mestre em Ciências Jurídico Filosóficas pela Universidade de Coimbra. Atualmente, é palestrante da Escola Superior da Magistratura AJURIS. Professor da Escola de Direito da PUCRS e coordenador do Núcleo de Direito Privado.

Marçal de Menezes Paredes abordará o tema Para além do gueto. Deseuropeizando a dita “história geral”: o caso da II Guerra Mundial.

Doutor em História pela Universidade de Coimbra, Portugal. É membro do Executive Board da Lusophone Studies Association (York University). Coordenador do GT História Intelectual e dos Conceitos da ANPUH-RS; Membro do GT Nacional de História da África; Membro da Rede Multidisciplinar de Estudos Africanos.

Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher abordará o tema Educação e relações étnico-raciais

Doutora em Educação pela UFRGS, onde atualmente é professora Associada nível 1. Coordenadora do UNIAFRO/UFRGS, coordenadora do PNAIC/UFRGS. Membro do GT 26a do TCE/RS, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, literatura infantil, educação antirracista, infância, texto e identidade e diferença.

Debatedor:

Jorge Luís Terra da Silva

Doutor em Direito pela do PUCRS. Atualmente é Presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/RS – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul, Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul. Presidente da Rede Afro-Gaúcha de Profissionais do Direito.

Informações do evento

20201120