Enade: saiba como a avaliação qualifica ainda mais a sua formação

Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia, Serviço Social, Teologia e Gastronomia devem realizar a prova do Enade em 2022

15/08/2022 - 14h17

enadeO Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem como objetivo avaliar o aprendizado ao longo da graduação e o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos específicos do curso. 

A cada ano, a prova avalia diferentes áreas, sendo obrigatória para a conclusão da graduação. Neste ano, o Enade acontece no dia 27 de novembro, às 13h, para os alunos concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia, Serviço Social, Teologia e Gastronomia. 

Mais do que um quesito obrigatório para obtenção do diploma, o exame é um importante momento na vida acadêmica. Ao realizar a prova, os/as estudantes estão representando o curso, os/as colegas e a Universidade. Por isso, é importante realizá-la com responsabilidade e comprometimento, lembrando que, quanto melhor o desempenho dos/as alunos/as, maior será a avaliação do curso em que irão se formar, agregando ainda mais valor ao diploma. 

Além da qualificação do diploma, estudantes que obtiverem um bom resultado na prova poderão concorrer à obtenção da Bolsa Mérito Enade. Os/as alunos/as contemplados terão o abatimento integral das mensalidades, incluindo a matrícula, em cursos de pós-graduação Lato Sensu que sejam oferecidos pela Universidade. 

De acordo com Denizar Melo, Diretor de Graduação da PUCRS, o Enade também é uma oportunidade para que os/as alunos/as verifiquem seu desempenho com relação aos estudantes de sua área em todo o País. “Um bom resultado no Enade é um dos indicadores da qualidade do curso e confere ao estudante, através do boletim de desempenho, a avaliação do seu aproveitamento durante a graduação, demonstrando o comprometimento com o aprendizado para o futuro profissional”, comenta. 

Todas as informações sobre a avaliação e como se preparar para a prova podem ser conferidas no site pucrs.br/enade. 

Reconhecimento da qualidade do ensino 

As notas do conceito Enade vão de 1 a 5 para expressar o desempenho médio dos estudantes com relação ao desempenho médio da área de avaliação à qual ele pertence. Em 2019, o curso de Medicina alcançou a nota máxima no Enade, sendo elencado como 2º melhor do Brasil, melhor entre as instituições de ensino privadas e o único do Rio Grande do Sul a alcançar nota máxima. 

O curso de Enfermagem também alcançou nota máxima e a melhor colocação entre as IES privadas do Brasil. A graduação em Odontologia alcançou a melhor posição entre as instituições privadas da Região Sul, e o curso de Engenharia de Produção foi reconhecido como o 2º melhor do Estado. 

O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, destaca que os resultados são um motivo que inspira a Universidade para a excelência no ensino, pesquisa e inovação. “São conquistas dos estudantes, professores, pesquisadores e de toda a nossa comunidade acadêmica que protagoniza e faz potente nossa caminhada. Na PUCRS nos preparamos para alcançar o melhor e descobrimos juntos como fazer diferença no presente e para o futuro da sociedade”. 

Quem deve participar da prova 

A inscrição dos estudantes é realizada pelo/a coordenador/a de cada curso. A seleção dos/as participantes ocorre com base nos critérios, definidos pelo INEP/MEC, descritos a seguir: 

  • Concluintes dos bacharelados: estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2023, assim como aqueles que tiverem concluído 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição na prova. 
  • Concluintes dos tecnólogos: estudantes que tenham expectativa de conclusão de curso até dezembro de 2022 ou que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022. 

Estudantes concluintes inscritos devem preencher o cadastro e o questionário do estudante para a prova até o dia 26 de novembro, pelo site do Enade. 

ATENÇÃO: o preenchimento e a finalização do questionário do estudante (até 26/11), bem como a realização da prova do Enade (27/11) são requisitos obrigatórios para obtenção da regularidade no Enade e a obtenção do diploma. 

Como é a prova 

A avaliação é feita por meio de uma prova organizada com 10 questões de formação geral e 30 de formação específica da área. No cálculo da nota final, as questões específicas têm peso de 75% e a formação geral contribui com 25%. 

Caso ainda tenha dúvidas sobre o Enade 2022, converse com o/a coordenador/a do seu curso ou entre em contato com a Comissão Própria de Avaliação da Universidade pelo e-mail [email protected]. Confira mais detalhes sobre a aplicação da prova no edital 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas