Enade 2021: 5 coisas que você precisa saber para ir bem no exame

Melhores colocados na prova, que acontece neste domingo, dia 14 de novembro, concorrem a bolsas de pós-graduação lato sensu

12/11/2021 - 13h49

Enade 2021 é obrigatório para estudantes concluintes poderem receber o diplomaNeste domingo, dia 14 de novembro, acontece a edição deste ano do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2021). A prova tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais. A avaliação é obrigatória para alunos/as que tenham expectativa de concluir os estudos até dezembro de 2021, para estudantes de tecnólogos, ou julho de 2022, no caso de bacharelados e licenciaturas. Confira o edital oficial. 

Mais do que um quesito obrigatório para obtenção do diploma, o exame é um importante momento na vida acadêmica. Ao realizar a prova, os/as estudantes estão representando o curso, os/as colegas e a Universidade. Por isso, é importante realizá-la com responsabilidade e comprometimento, lembrando que, quanto melhor o desempenho dos/as alunos/as, maior será a avaliação do curso em que irão se formar.  

Como forma de incentivo, os estudantes com melhor desempenho em suas áreas concorrerão a 53 bolsas integrais de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização MBA), divididas proporcionalmente entre os cursos participantes do Enade 2021. 

Confira 5 informações importantes sobre o exame e prepare-se! 

1. Quem precisa participar do Enade 2021?

A prova é realizada a cada três anos por curso. Portanto, apenas os/as ingressantes e concluintes dos seguintes cursos precisam fazer esta edição da prova:  

Licenciatura em:  Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa e respectivas Literaturas, Matemática, Pedagogia e Química. 

Bacharelado em:  Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia, Geografia, História e Sistemas de Informação.   

2. Lembre-se de preencher o Questionário do Estudante

Também de caráter obrigatório, ele faz parte da nota do Conceito Preliminar do Curso. O questionário já está disponível no site do Enade e pode ser respondido até o dia 13 de novembro, às 23h59. Em caso de dúvidas, procure o coordenador ou professores do seu curso. 

3. Quem já fez o Enade para outro curso, precisa fazer novamente?

Sim. Todos/as os/as estudantes concluintes dos cursos que serão avaliados neste ano devem fazer a prova, independentemente de já ter feito para outro curso. Alunos e alunas atualmente inscritos em dois cursos optam por um deles no momento do cadastro. 

4. Como é feita a avaliação?

A avaliação é feita por meio de uma prova organizada com 10 questões de formação geral e 30 de formação específica da área. No cálculo da nota final, as questões específicas têm peso de 75% e a formação geral contribui com 25%. 

5. Como se preparar para a prova?

“Ao receber a prova, leia atentamente todas as questões e responda as mais simples deixando para o final aquelas mais complexas. Lembre-se que o peso das questões é o mesmo”, destaca o diretor de Graduação, professor Denizar Melo. O mais importante é distribuir seu tempo para as questões objetivas e discursivas, ler atentamente cada pergunta e, ao final, revisar. “As questões do Enade são relacionadas aos conteúdos do seu curso de graduação de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. No entanto, eventualmente o enunciado da questão é complexo e dificulta o entendimento do tema abordado. Por isso é importante ler com calma e interpretar corretamente para relacionar a questão com o conteúdo estudado”, conclui. 

Caso ainda tenha dúvidas sobre o Enade 2021, converse com o/a coordenador/a do seu curso ou entre em contato com a Comissão Própria de Avaliação da Universidade pelo e-mail [email protected].

Confira mais detalhes sobre a aplicação da prova no edital em nossa Agenda.  

Leia também:Guia da Faculdade: PUCRS é destaque nacional em 40 cursos com as melhores notas 

Programe-se para o Enade 2021

O quê: Enade 2021 

Local:  ATENÇÃO – O Inep divulgou no dia 1º/11 a distribuição dos estudantes que irão fazer a prova em Porto Alegre. Além da PUCRS, outras instituições serão locais de prova. Confirme o seu local de prova no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível no site do Enade.

Data: 14 de novembro (domingo)  

Abertura dos portões: 12h  

Fechamento dos portões: 13h (neste horário, os/as estudantes deverão estar dentro do prédio no qual farão a prova) 

Início da prova: 13h30  

Término da prova: 17h30  

O que levar: documento de identificação, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica de tinta preta em material transparente, além de estar utilizando máscara de proteção contra a Covid-19.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas