Concedido primeiro título de doutor em cotutela entre PUCRS e Alemanha

Uriel Möller recebeu título da Pós-Graduação em Ciências Criminais e da Universidade de Osnabrück

06/10/2017 - 17h26
Doutorado em cotutela, PUCRS e Alemanha

Möller (ao centro) e orientadores durante banca Foto: Arquivo pessoal

O alemão Uriel Möller tornou-se o primeiro aluno a alcançar o título de Doutor no âmbito do Programa de Cotutela em Doutoramento, firmado entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCCrim) da PUCRS e a Universidade de Osnabrück, na Alemanha. Inovador em ambos os países, o programa foi motivado pela cooperação internacional e pela excelência em pesquisa. Através dele, o título de doutor foi concedido simultaneamente pelas duas universidades. Möller estudou os limites da antecipação da tutela penal, em tese intitulada “Definition und Grenzen der Vorverlagerung”. Na Alemanha, o aluno foi orientado pelo professor Arndt Sinn, enquanto, no Brasil, a orientação ficou a cargo do professor da Escola de Direito Fabio D’Avila.

Para D’Avila, o Programa de Cotutela em Doutoramento é algo extraordinário, na medida em que as universidades do mundo todo vêm caminhando para o fortalecimento da cooperação. “Isto é o futuro. O que temos aqui é um primeiro passo no sentido daquilo que acreditamos ser a pesquisa do amanhã”, afirma. O fato de o primeiro aluno a concluir o programa ser um estrangeiro é, para o professor, apenas mais uma prova disto. “Temos alguém que vem de uma cultura diferente e acaba colocando uma percepção diferenciada acerca do Direito, até na interação com os colegas. E, quando voltar para a Alemanha, ele irá levar essa experiência com ele. É algo muito rico nas perspectivas institucionais, acadêmicas e pessoais”, conclui.

A comissão de avaliação do trabalho de Möller, além dos orientadores, foi composta pelos professores Helena Lobo da Costa (USP), Giovani Saavedra (PUCRS) e Thomas Rotsch (Universidade de Giessen, Alemanha). A defesa oral da tese foi realizada no dia 30 de agosto, em língua alemã, na Universidade de Osnabrück.