5 dicas: como se preparar para a rotina do trabalho e das aulas após as férias

Planejar as tarefas do dia a dia e manter contato com colegas pode ajudar na organização, mesmo a distância

06/08/2020 - 14h21
5 dicas: como se preparar para a rotina do trabalho e das aulas após as férias - Planejar as tarefas do dia a dia e manter contato com colegas pode ajudar na organização, mesmo a distância

Foto: Retha Ferguson/Pexels

É comum se sentir um pouco desorientado/a ao ter que voltar para a rotina após passar por um período de descanso. Ainda mais se você teve que lidar com uma pandemia global e precisou aprender novas formas de viver e se relacionar com as pessoas. A professora Manoela Ziebell, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e responsável Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira da PUCRS, preparou cinco dicas para auxiliar quem está voltando para o cotidiano das aulas e do trabalho, mesmo que a distância.

1. Faça uma retrospectiva

O primeiro semestre de 2020 foi cheio de desafios. Pense sobre quais estratégias funcionaram melhor para você conseguir concluir suas tarefas e como aplicá-las novamente. Essa dinâmica também pode dar pistas de como aprimorar o que não funcionou muito bem. 

É importante lembrar da relação de esforço impacto: se algo precisou de muita dedicação e tempo para ser realizadocausou sofrimento e mal-estar não teve bons resultados, talvez precise ser repensado. Tanto o processo quanto o objetivo. 

A ideia é identificar as lições aprendidas para conseguir ter mais produtividade e manter a saúde e o bem-estar durante os próximos meses.

2. Planeje o seu semestre

Você já pensou sobre quais disciplinas vai cursar? Quanto trabalho e estudo elas demandam? Já conversou com colegas de outros semestres ou com professores/as para saber mais sobre as cadeiras? Esse é um exercício que pode ajudar a organizar os estudos a agenda de forma a atender suas expectativas, além de auxiliar a obter bons resultados. 

Visualizar o que você quer fazer evita que algo “se perca no tempo”, uma sensação comum durante o período de distanciamento social. Uma dica é adotar os planners em papel ou online.

3. Mantenha contato 

Com certeza você já ouviu a expressão “juntos, mesmo que à distância”. Há evidências científicas que mostram a relevância da socialização para a saúde e o bem-estar dos seres humanos. Por isso, procure estar em contato com a turma. 

Trocar experiências sobre como vocês estão lidando com os desafios, mas principalmente sobre suas conquistas nesse período, é um passo importante que traz a sensação de dever cumprido, mesmo com pequenas vitórias. Uma dica é marcar happy hours virtuais com quem você gosta para lembrar de como faz bem estar com pessoas queridas, mesmo online. 

4. Recombine seus horários 

Até mesmo quem mora  tem o desafio conciliar as tarefas do trabalho, dos estudos e as de casa, além do cuidado com a família e com os pets. Para ter uma boa experiência no home office ou nas aulas online é importante combinar com quem mora com você os horários que é preciso ter silêncio e mais concentração, por exemplo. 

Você pode compartilhar a agenda com alguém para fazer essas combinações, mas também aproveitar para incluir lembretes de tarefas pessoais que são importantes.

5. Lembre-se que nada é permanente 

Mesmo com a ansiedade para que o distanciamento social acabe, as previsões sobre quando esse momento chegará ainda são muito incertasNesse período cuide da sua saúde mental, física e emocional, atentando aos pequenos sinais e lembrando que também está tudo bem não se sentir bem sempre? 

Tenha flexibilidade no seu planejamento e na sua rotina. Mesmo após a pandemia, a forma que as pessoas vão se relacionar terá que ser repensada, com protocolos de segurança para a retomada. 

O futuro requer soluções coletivas. Se cada pessoa fizer a sua parte, de pouquinho em pouquinho, logo todo mundo poderá voltar às ruas e, quem sabe, até dar um abraço? 

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