26/08/2021 - 17h50

Obra vencedora do Prêmio Delfos é semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura

O escritor Lucas Litrento, autor de TXOW, obra publicada pela Edipucrs, está entre os semifinalistas do prêmio que é considerado um dos mais importantes entre os países de língua portuguesa

Foram anunciados hoje (26/8) os semifinalistas do Oceanos – importante prêmio de literatura em língua portuguesa organizado pelo Itaú Cultural. Nesta edição, entre maio e agosto, um júri inicial, formado por 95 professores de literatura, críticos literários, escritores, poetas e jornalistas de cinco países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal), analisou 1.835 livros para eleger os 54 semifinalistas. Entre os autores de quatro continentes, publicados por 34 diferentes editoras, está Lucas Alves Litrento, vencedor da primeira edição do Prêmio Delfos de Literatura 2019, organizado pelo Instituto de Cultura da PUCRS

Sua obra intitulada TXOW, publicada pela Editora Universitária (Edipucrs), destaca-se pela força e riqueza da linguagem – que têm inspirações no estilo musical rap, na literatura brasileira, no falar cotidiano das ruas de Maceió -, e pela estrutura da obra, pensada e montada com cuidado para ser um livro de contos. Também chama atenção no trabalho do autor o modo como os textos ressoam entre si e como ele traz protagonismo para uma Maceió que não aparece nos guias turísticos.

Segundo o escritor Reginaldo Pujol Filho, que compôs o júri no prêmio Delfos, a obra de Lucas é literatura no estado puro de estranhamento, invenção, sensibilidade.

“Os contos não se resumem a uma forma ou temática. Epígrafes, consagrações e citações já anunciam: convivem Racionais MC’s, Lygia Fagundes Telles, João Antônio, Djonga, Cortázar, Carol Rodrigues, crônica, conto, rap, mitologia, poesia. É possível dizer que nas vozes e nos enredos, as referências e os diálogos misturam-se, transformam-se de um texto a outro, numa escrita que é de Litrento. E é forte, ritmada, potente. É forte, ritmada, potente também pelo esforço de elaboração e recriação estética das vozes que pulsam o cotidiano de Maceió. Mais do que sotaque, a invenção nascida na fala das ruas e dos bairros renasce literariamente, às vezes com ares de experimentação, às vezes com lirismo, outras com humor agudo.”

Reconhecimento: classificação já é um grande prêmio

Entre os semifinalistas estão nomes já celebrados da prosa e da poesia, assim como autores estreantes. O Brasil está representado por 16 romances, sete livros de poesia e sete de contos, totalizando 30 obras. Portugal classificou 20 livros: oito romances, sete livros de poesia, três de crônicas, um de contos e uma dramaturgia. Dos países de língua portuguesa do continente africano – Angola, Cabo Verde e Moçambique –, foram eleitos três romances, um de cada país. Finalmente, o asiático Timor-Leste contou com um romance na lista. Conheça todas as obras finalistas.

Confira a live de lançamento:

Lançamento TXOW, de Lucas Litrento – Prêmio Delfos de Literatura 2019

Primeiro Prêmio Delfos de Literatura

O prêmio é promovido pelo Instituto de Cultura da PUCRS em parceria com a Edipucrs. O objetivo é premiar uma obra literária inédita no gênero conto, destinada ao público adulto, escrita em língua portuguesa, por autores de nacionalidade brasileira ou estrangeira, desde que residentes no Brasil. TXOW foi escolhido por um júri composto na PUCRS e que considerou o livro muito além de uma reunião aleatória de contos. A obra foi descrita como “uma estrutura muito rica” por quem leu. Uma das maiores surpresas dos avaliadores foi descobrir a idade do escritor: apenas 22 anos.