18/06/2025 - 09h00

Fafá de Belém é a artista homenageada com o Mérito Cultural PUCRS em 2025

Cantora apresenta o show Sucessos no Salão de Atos no dia 19 de novembro

Fafá de Belém receberá a homenagem Mérito Cultural PUCRS no dia 19 de novembro de 2025, após a apresentação do show Sucessos que inicia às 21h, no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla ou na bilheteria do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. 

A carreira de uma das maiores cantoras da música brasileira 

Maria de Fátima Palha de Figueiredo, mais conhecida como Fafá de Belém, é cantora, compositora e atriz nascida em Belém do Pará. Neste ano, completa 50 anos de carreira, que começou em 1975 com a música Filho da Bahia, introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela, deixando a cantora conhecida nacionalmente. De lá pra cá, foram mais de 30 álbuns gravados e mais de 15 milhões vendidos entre Brasil e Portugal, onde é carinhosamente chamada de “a mais portuguesa das cantoras brasileiras”. Suas canções foram trilha sonora de cerca de 50 novelas e especiais de TV. 

Nesses 50 anos, Fafá realizou turnês nacionais e internacionais, com shows em países como Itália, Espanha, Alemanha e, principalmente, Portugal. A cantora tem uma relação de quase 40 anos com Portugal, onde desde a primeira visita reconheceu os cheiros e sabores de sua cidade natal Belém. Foi a primeira cantora brasileira a gravar um disco de fado e a única que trabalhou com o produtor da famosa cantora portuguesa Amália Rodrigues. Suas canções extrapolaram fronteiras. Algumas delas, como Vermelho, por exemplo, virou uma espécie de hino para a torcida do Benfica, em Portugal. E é cantada, nos estádios de futebol, por torcedores de clubes brasileiros como o Internacional de Porto Alegre. 

Prêmios e homenagens 

Intérprete que já recebeu as maiores honrarias e premiações relacionadas ao mundo artístico de seu país, em 2016, recebeu os troféus de “Melhor Cantora” e “Melhor Álbum”, categoria popular, do Prêmio da Música Brasileira. Em 2018, foi novamente indicada na categoria Melhor DVD. Em Portugal, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Infante Dom Henrique em 2009 e a Medalha do Mérito Turístico em 2011. A Escola de Samba Império da Casa Verde, de São Paulo, homenageou a cantora com o samba enredo Fafá, a cabocla mística em rituais da floresta, no Carnaval de 2024. No mesmo ano, sua obra musical foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do Pará como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. 

Causas sociais 

A cantora é também embaixadora da Unicef, região amazônica, por ações e serviços prestados à causa infantil e adolescente, contra a exploração e prostituição de crianças. Entre os feitos que sua carreira proporcionou, está a participação ativa no processo de redemocratização do Brasil, o que deu a ela o codinome de “Musa das Diretas”, por sua participação nos movimentos populares contra a ditadura militar. Fafá foi a única artista a participar de todos os comícios pelas Diretas Já, em prol do retorno à democracia. 

Religiosidade 

No campo religioso, Fafá está há 15 anos à frente da Varanda do Círio de Nazaré, a maior manifestação de fé do mundo, convidando celebridades, teólogos, filósofos e personalidades públicas. Além disso, é a única artista no mundo a cantar para três Papas, a convite do Vaticano. 

Fafá de Belém e Papa João Paulo II em 1997

Fafá de Belém e Papa Francisco em 2013

 

Sobre o Mérito Cultural  

Com entrega anual, o Mérito Cultural PUCRS integra o Estatuto e Regimento Geral da Universidade e está inserido nas diversas ações que buscam transformar a Instituição em um polo cultural. A pessoa homenageada é alguém que tenha transformado a sua vida artística numa trajetória de defesa da cultura enquanto instrumento de humanização e educação.  

Nos últimos sete anos, homenageou a atriz Fernanda Montenegro que apresentou a leitura dramática Nelson Rodrigues por ele mesmo e a cantora Maria Bethânia que, na ocasião, apresentou seu espetáculo Claros Breus, ambas cerimônias aconteceram no Salão de Atos. Em 2020, Lima Duarte foi homenageado em cerimônia online, na qual relembrou sua história e fez a leitura de excertos de João Guimarães Rosa e Padre Antônio Vieira.   

Em 2021, Alcione recebeu o reconhecimento em cerimônia transmitida ao vivo pelo YouTube em que relembrou momentos marcantes de sua carreira artística. E em 2022, o pernambucano Alceu Valença subiu ao palco do Salão de Atos para apresentar o show Anunciação – Tu vens, eu já escuto os teus sinais. Martinho da Vila foi o homenageado em 2023, quando apresentou o show Negra Ópera, no Salão de Atos. Em 2024, Tony Ramos recebeu a homenagem após apresentar o espetáculo O Que Só Sabemos Juntos, ao lado da atriz Denise Fraga, em temporada com 4 sessões lotadas do espetáculo. 

Fernanda Montenegro em 2018

Maria Bethânia em 2019

Lima Duarte em 2020

Alcione em 2021

alceu valença mérito cultural

Alceu Valença em 2022

Martinho da Vila em 2023

Tony Ramos em 2024

Fafá de Belém em 2025

Agende-se para o Mérito Cultural PUCRS 2025 

  • Evento: Mérito Cultural PUCRS | Fafá de Belém com o show Sucessos 
  • Data: 19 de novembro de 2025 – quarta-feira 
  • Horário: 21h 
  • Local: Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, Prédio 4) 
  • Ingressos: disponíveis na plataforma Sympla ou na bilheteria do Museu de Ciência e Tecnologia (Av. Ipiranga, 6681, Prédio 40 – de terça a sexta, das 9h às 17h, sábado e domingo, das 10h às 18h). Confira descontos e lotes promocionais no link. 

adquira aqui o seu ingresso

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias