O Ministério da Cultura e a Pasteur Cosmiatria apresentam Simjazz Orquestra – O Grande Circo Místico: Uma Extraordinária Jornada de Paixão e Transformação, no dia 29 de maio, quinta-feira, às 20h, no Salão de Atos da PUCRS, com distribuição gratuita de ingressos pela plataforma Sympla. Com o apoio cultural do Instituto de Cultura da PUCRS, TVE e FM Cultura, a apresentação une orquestra sinfônica e linguagem do jazz para reinterpretar a obra de Chico Buarque e Edu Lobo, sob regência e direção artística do maestro Edu Martins, em apresentação inédita em Porto Alegre.
Buscando explorar novas possibilidades de diálogo entre gêneros musicais, o espetáculo aproxima o repertório popular brasileiro ao repertório da linguagem orquestral contemporânea. Originalmente concebido como ballet em 1983, O Grande Circo Místico foi inspirado no poema homônimo de Jorge de Lima e narra a saga da família circense Knieps. Combinando elementos de fantasia e realidade, amor e tragédia, a trama é conduzida por composições que se tornaram referências da música brasileira. A Simjazz propõe novos arranjos para essas peças com regência e direção artística do maestro Edu Martins, a participação dos cantores Thiago Ramil e Marília Piovesan e do ator Eduardo Lopes.
A experiência do espetáculo será enriquecida por elementos artísticos e visuais sofisticados. Projeções mapeadas transformarão o palco em diversos cenários: ora uma vibrante tenda de circo, ora paisagens místicas envolventes, com personagens expressivos, cores vivas e desenhos detalhados. A iluminação, meticulosamente sincronizada com os movimentos musicais, criará atmosferas distintas que acompanham e intensificam cada momento da narrativa. “O que buscamos com este espetáculo vai muito além de uma simples apresentação musical”, afirma Martins. “Nosso objetivo é criar uma experiência verdadeiramente imersiva que convide o público a refletir sobre os altos e baixos da vida, sobre a eterna busca pelo amor e pelo significado existencial – temas que Chico e Edu exploram com tanta sensibilidade e profundidade em sua obra”.
Complementando a experiência sensorial do espetáculo, o Foyer do Salão de Atos da PUCRS será ocupado por pinturas de grandes dimensões da artista Lilian Maus. Nascida em Salvador e residente entre Porto Alegre e Osório, Lilian é artista visual e professora da UFRGS, com vasta trajetória internacional. Suas obras exploram a paisagem cultural e a memória dos espaços através de uma estética multimídia. As pinturas expostas retratam cenários oníricos que dialogam com os temas do espetáculo: memória, transmutação e travessia.
Logo após o concerto, o público é convidado a permanecer no teatro para uma mini conferência com o maestro Edu Martins e o psicanalista Raul Hartke, com mediação de Ricardo Barberena. O encontro, com duração de até 40 minutos, propõe um diálogo entre arte, psicanálise e experiência humana, refletindo sobre temas presentes na narrativa do espetáculo, como paixão, desejo e busca por sentido.
Formada por 30 músicos, a Simjazz Orquestra emerge como uma força inovadora no cenário musical brasileiro, fundindo as tradições das orquestras de rádio e televisão com elementos do erudito contemporâneo e do jazz de vanguarda. Esta combinação única cria uma estética distinta e cativante, abrindo um leque de possibilidades artísticas que abrangem desde trilhas sonoras para cinema e videogames até interpretações sofisticadas de música popular e erudita contemporânea.
Edu Martins é diretor artístico, arranjador e condutor da Simjazz Orquestra. Paulistano radicado em Porto Alegre, é baixista, compositor, arranjador e possui uma carreira marcada por colaborações com nomes como Milton Nascimento, Guinga, Gal Costa e George Benson, além de um estilo que combina jazz, música brasileira e poesia.
Tarifa especial de estacionamento: