Live de Cabeceira | Marcelino Freire

02/06/2020 - 11h55

03-06-Live-de-Cabeceira-com-Marcelino-FreireCom a série Live de Cabeceira, o Instituto de Cultura busca seguir, por meio digital, a prática de promover encontros entre leitores e escritores de literatura contemporânea. Os encontros programados contam com autores e autoras de diferentes estados do Brasil e de outros países que são entrevistados pelo escritor Reginaldo Pujol Filho para falar sobre suas obras e trajetórias, refletir sobre a força da literatura no momento atual, fazer recomendações de livros e realizar a leitura de trechos de contos, romances e poemas. As atividades acontecem ao vivo nas quartas-feiras, às 18h, por meio do canal da PUCRS no YouTube – onde os vídeos ficam salvos, podendo ser acessados posteriormente. O convidado dessa semana é o escritor Marcelino Freire.

Sobre o escritor

Marcelino Freire nasceu em Sertânia (PE), em 1967. Viveu no Recife e, desde 1991, reside em São Paulo. É autor, entre outros livros, de Angu de Sangue (2000) e Contos Negreiros (2005), que ganhou o Prêmio Jabuti (2006) e foi publicado na Argentina e no México. Em 2004, idealizou e organizou a antologia de microcontos Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século; além disso, já participou de várias antologias no Brasil e no exterior. É criador do evento Balada Literária, que acontece em São Paulo desde 2006, com edições em Teresina (desde 2017) e Salvador (desde 2015). No final de 2013, publicou seu primeiro romance, intitulado Nossos Ossos, que venceu o Prêmio Machado de Assis (2014) e foi publicado também na Argentina, na França e em Portugal. Em 2018, lançou o livro Bagageiro, reunindo o que ele chama de “ensaios de ficção”. Desde 2003, coordena oficinas de criação literária.

Sobre o mediador

Reginaldo Pujol Filho é autor dos livros Não, não é bem isso (2019), Só faltou o título (2015), Quero ser Reginaldo Pujol Filho (2010) e Azar do personagem (2007). É doutor e mestre em Escrita Criativa pela PUCRS e tem pós-graduação em Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa. Escreve ensaios, críticas e resenhas para veículos como Folha de SP, O Globo, Zero Hora, Suplemento Pernambuco, entre outros. Ministra cursos e workshops de literatura e escrita criativa.

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados