Lançamento do livro Acervo de Ficções

09/03/2021 - 11h26

A live de lançamento do livro Acervo de Ficções ocorre no dia 18 de março. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior. A versão digital do livro de contos Acervo de Ficções, organizado pelo professor Ricardo Barberena e pela graduada Marina Nogara, pode ser adquirida por meio do site da Editora Zouk.

Publicado pela Editora Zouk, o livro Acervo de Ficções nasce de um projeto de interface entre a Escrita Criativa e o patrimônio do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, tendo como fim a exploração criativa do Acervo, a valorização e a difusão da memória de artistas e intelectuais sul-rio-grandenses e a interação com a comunidade acadêmica. O projeto conta com a participação de vinte escritoras e escritores vinculados à PUCRS (alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Letras e Escrita Criativa), que utilizaram dez objetos pertencentes ao Acervo do Delfos como gatilhos poéticos para suas produções: o divã de Cyro Martins, o chapéu de Patrícia Bins, o rádio de Ir. Elvo Clemente, a bengala de Dyonélio Machado, a máquina de escrever de João Otávio Nogueira Leiria, o colar de Maria Dinorah, a máscara mortuária de Benno Mentz, a carteirinha de músico de Luiz Antônio de Assis Brasil, a lança de Nico Fagundes e a casa em miniatura feita por Pedro Geraldo Escosteguy.

O resultado final reúne os textos ficcionais produzidos, além de fotografias dos objetos feitas pela fotógrafa da PUCRS Camila Cunha e ilustrações e capa assinadas pela artista Lu Rabello.

Escritores e Escritoras

• Tiago Germano
  • Valentina Ceolin Gindri

Organizadores do livro

Marina Soares Nogara nasceu em Porto Alegre, em 1998. Possui Graduação em Escrita Criativa pela PUCRS. Foi bolsista de Apoio Técnico do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural e estagiária do Instituto de Cultura da PUCRS.

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui Graduação (2000), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).

O quê? Lançamento do livro Acervo de Ficções

Quando? 18 de março

Que horas? 18h

Onde? Perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube