Inscrições para o curso O Jogo da Verdade | Liane Venturella

15/09/2020 - 10h56
Liane Venturella

Foto: Mariani Malinowsky

O curso O Jogo da Verdade, ministrado por Liane Venturella, trabalha com as diversas possibilidades da palavra, intenção e silêncio na atuação e na vida. Instrumentalizando, capacitando e aperfeiçoando o desempenho do participante na sua performance no vídeo e em suas relações. Acontece por meio de práticas de exercícios teatrais que exploram novas técnicas de domínio e desenvolvimento na construção das relações virtuais.

Liane Venturella é atriz, diretora e produtora. Possui formação em Relações Públicas na PUCRS (1987), teve passagem pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS (1989) e obteve formação na Desmond Jones School of Mime and Phisical Theatre (1992), na Inglaterra. Além disso, aprimorou seus estudos com o curso de mímica de Ronald Wilson, Mime School (1991), e o curso de máscaras com Lorna Marshall, Mask and the actor (1992). Realizou diversos trabalhos como diretora para o teatro e como atriz para o teatro, o cinema e a televisão.

Conteúdo

• Aquecimento – Breve aquecimento individual onde o participante entrará em contato com suas possibilidades e limitações corporais, pontos de tensão e relaxamento, aquecimento da voz.
  • Angulação/ritmo – Estimular a percepção dos participantes ao entendimento do novo formato virtual de relacionamento e a importância de sua disponibilidade física geral, dominando sua presença corporal e entendimento da imagem que esta gerando.
  • Qualidades da Energia Física (tônus na voz) – Estudo baseado em Arthur Lessac, buscando vivenciar a comunhão do corpo e estado de espírito que os diferentes níveis de energia física proporcionam. Improviso de uma história ou situação narrada por cada participante seguindo os princípios do estudo.
  • Espontaneidade/ação interna – Exercícios de “não atuação” estimulando que a circunstância e o momento guiem os acontecimentos, buscando a verdade sem tentar “interpretá-la”. Improvisação de situações cotidianas no tratamento médico/ paciente. Exercícios onde os participantes improvisarão pequenas histórias, que serão analisadas posteriormente pelo grupo. Estes exercícios serão realizados tendo em vista a observação da disponibilidade e verdade na escuta e relação com o “paciente”.
  • Pequenas histórias – Cada participante será estimulado a trabalhar ao longo dos encontros um conto ou pequena narrativa que será compartilhada com o grupo. Análise do ritmo, pausas e tônus da voz.

A atividade é destinada a pessoas que tenham interesse em obter formação na área da arte em interface com a saúde e acontece nos dias 25/09, 16/10, 30/10, 13/11 e 27/11, das 12h30 às 14h, pela plataforma Zoom.

Para concorrer a uma vaga, o/a aluno/a necessita enviar carta de intenção*, contendo entre 800 e 1.200 caracteres com espaço para o e-mail [email protected] até o dia 23/09/2020.

* Entende-se por carta de intenção um texto em que o/a aluno/a se apresente, dizendo qual curso realiza e quais outras vivências possui que o motivam a participar do curso.

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados