Inscrições – Concurso fotográfico Olhar da Casa

09/03/2021 - 11h15

Foto: Ariane Bueno Gonçalves

Estão abertas as inscrições para o concurso de fotografia Olhar da Casa, uma realização da PUCRS Cultura, com apoio da Famecos. A iniciativa busca promover novos talentos fotográficos e incentivar e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da fotografia. O concurso se destina exclusivamente para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, presenciais ou on-line, da PUCRS. Cada participante tem a possibilidade de enviar até três fotografias para apenas uma das categorias do concurso. Em conformidade com as políticas de prevenção ao Covid-19, as imagens devem ser produzidas no local em que a candidata ou o candidato estejam passando pelo período de isolamento social.

As fotografias inscritas devem se enquadrar em uma das três categorias abaixo:

• Comer com os olhos: fotografia de composição sobre o ramo da Gastronomia que pode apresentar alimentos, bebidas, receitas culinárias e/ou materiais utilizados na alimentação. Não serão aceitas fotografias que apresentem marcas de produtos e/ou bebidas alcoólicas.
  • Quem sou eu: fotografia de autorretrato que mostre o/a fotógrafo/a ou algo que a/o represente, com o propósito de apresentar uma “persona”, um comportamento, um sentimento, um estado do ser em um momento.
  • Pela janela: fotografia de paisagem vista de janelas. Ao invés de focar em um objeto ou pessoa específica, as fotografias inscritas nessa categoria devem capturar o ambiente ou situação que o/a fotógrafo/a capture de forma panorâmica.

Para participar, confira aqui o regulamento completo do concurso.

O anúncio dos finalistas e vencedores/as acontece no dia 30 de abril, e o primeiro/a colocado/a de cada categoria será premiado/a com uma câmera instantânea Fujifilm Instax Mini 11, com bolsa e filme de 10 poses, o segundo colocado/a de cada categoria será premiado/a com um acessório de iluminação para fotografia e o terceiro colocado/a de cada categoria será premiado/a com um livro sobre fotografia.

Cronograma do Concurso

• 10/03 – Lançamento do Edital – Início do período de inscrições;
  • 16/04 (23h59min) – Encerramento do período de inscrições;
  • 23/04 (até 23h59min) – Divulgação da lista de inscrições homologadas no Concurso;
  • 30/04 (17h) – Divulgação do resultado – finalistas e premiados/as.

Ciclo de conversas sobre arte e fotografia

Durante o período de inscrição para o concurso, está sendo concebido um ciclo de conversas entre professores da Universidade, fotógrafos e artistas com trabalhos significativos nas suas áreas. Além da oportunidade de conhecer diferentes projetos em arte e fotografia, com essas conversas, o público pode saber mais sobre temas relacionados às categorias do concurso, como a foto gastronomia, a fotografia de paisagem, o autorretrato e as artes visuais. Em breve essas ações serão divulgadas nos canais PUCRS Cultura.

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados