Fronteiras do Pensamento

08/09/2022 - 10h41

Edição 2022 do projeto acontece de forma presencial e online entre os meses de agosto e dezembroEm sua 16ª temporada, a edição deste ano do Fronteiras do Pensamento apresentará novidades e benefícios exclusivos que ampliam o conteúdo e enriquecem a experiência para os participantes. O evento acontece entre os meses de agosto e dezembro  e trará a Porto Alegre grandes pensadores da atualidade. Serão seis palestras presenciais na Capital e seis de forma online .

Nesta edição, o Fronteiras também contará com uma certificação exclusiva, além de descontos por meio do cupom PUCRS22. Os passaportes para o evento podem ser adquiridos pelo site do evento, no formato presencial/online ou 100% online.

Entre os palestrantes confirmados estão o filósofo francês Luc Ferry, o escritor americano Steven Johnson, a psicanalista francesa Élisabeth Roudinesco, o físico brasileiro Marcelo Gleiser, o neurocientista Sidarta Ribeiro, a psicanalista Maria Homem, a geneticista Mayana Zatz e a pensadora digital Martha Gabriel.

Outra novidade desta temporada é a realização das conferências na Casa da Ospa, sede da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Um grupo de músicos, sob a curadoria do maestro Evandro Matté, realizará a abertura dos encontros, proporcionando uma experiência cultural mais rica. Além disso, o Fronteiras terá parceria cultural com 13ª Bienal do Mercosul, em que o público poderá conferir a instalação Experimento de Suspensão nº 1, de Paulo Nenflídio, atualmente em cartaz em São Paulo.

Certificação inédita PUCRS

Benefícios exclusivos

A compra com o cupom PUCRS22 garante 50% de desconto no valor para o passaporte presencial/online e 30% para o passaporte 100% online, além três conteúdos exclusivos de edições anteriores do Fronteiras do Pensamento. Os benefícios são válidos para todos os públicos que realizarem a compra do passaporte utilizando o cupom.

Edição deste ano tem como tema “Tecnologias para a vida”

“A terceira revolução industrial terá um impacto em nossas vidas, nas próximas três ou quatro décadas, maior do que toda a evolução tecnológica anterior”. A partir desta frase do filósofo francês Luc Ferry, o curador do evento, Fernando Schüler, desenvolveu o tema para a edição 2022 do Fronteiras do Pensamento: Tecnologias para a vida.

A rápida mutação tecnológica é o grande fato da vida contemporânea – mais visivelmente nas dimensões ecológica e econômica; mais sensivelmente nas dimensões social e existencial. “O ponto é que a tecnologia carrega consigo um aspecto sombrio. As redes sociais geraram patologias inesperadas e ainda pouco compreendidas. O debate público se tornou um território tribal, feito de ódios e baixa empatia; a inteligência artificial permite amplos processos de controle de opinião, invasão de privacidade, e apresenta mesmo um horizonte distópico. São os riscos de um mundo que avança com inédita velocidade. Um mundo fascinante, do qual ninguém está disposto a renunciar,” afirma Schüler.

O Fronteiras do Pensamento tem patrocínio de Hospital Moinhos de Vento, Unimed Porto Alegre, Dexco e Icatu Seguros, com parceria acadêmica da PUCRS, parceria empresarial da Uniodonto e Colégio Bertoni Med, parceria institucional do Pacto Global e Promoção do Grupo RBS.

Conferências presenciais

• 10 de agosto – Stuart Firestein e Natalia Pasternak
  • 31 de agosto – Frédéric Martel
  • 14 de setembro – Steven Johnson
  • 21 de setembro – Luc Ferry
  • 19 de outubro – Élisabeth Roudinesco
  • 09 de novembro – Marcelo Gleiser

Conferências online

• 8 de agosto – Mayana Zatz
  • 8 de agosto – Sidarta Ribeiro
  • 8 de agosto – Jorge Caldeira
  • 22 de agosto – Martha Gabriel
  • 22 de agosto – Rodrigo Petronio
  • 22 de agosto – Maria Homen

Mais informações sobre o evento podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], telefone  (11) 97624-7423 ou WhatsApp 11 93775-5752.

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados