Exposição: Voltar aos passos que foram dados – Saramago 100 anos

26/05/2022 - 18h33

José Saramago no final dos anos 90

A partir do dia 8 de junho, a Escola de Humanidades em parceria com a PUCRS Cultura realiza a exposição “Voltar aos passos que foram dados – Saramago 100 anos”. A mostra integra as ações de homenagem ao centenário do escritor português José Saramago. Na PUCRS, além da mostra, ocorre o colóquio “O inventor de bússolas”, com a presença de grandes estudiosos e estudiosas da obra de Saramago. A exposição apresenta painéis com imagens e textos que contam momentos marcantes da história do escritor português.  

O Colóquio José Saramago 100 anos: O inventor de bússolas tem coordenação geral dos professores Paulo Ricardo Kralik (PUCRS) e Raquel Trentin (UFSM). A Comissão Coordenadora tem os professores José Luís Fornos (FURG), Pedro Brum (UFSM), Ricardo Barberena (PUCRS) e Mauro Póvoas (FURG). É um evento interinstitucional, organizado por três das mais respeitadas Universidades do Rio Grande do Sul: PUCRS, UFSM e FURG. O Colóquio tem caráter itinerante: inicia dia 20 de junho em Santa Maria, no dia seguinte é realizado na cidade de Rio Grande e por fim finaliza em três dias em Porto Alegre, na PUCRS, nos dias 22, 23 e 24 de junho. O Colóquio tem a chancela da Fundação José Saramago, fazendo parte do calendário oficial da Instituição, a partir da supervisão do professor português Carlos Reis, o grande especialista na obra de Saramago e Comissário para o Centenário do escritor, que estará no evento, em Porto Alegre.     

Sobre José Saramago  

José Saramago na sua casa de Lanzarote

José Saramago foi um importante escritor português. Destacou-se como romancista, teatrólogo, poeta e contista. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura e o Prêmio Camões. Estreou na literatura com o romance Terra do Pecado (1947). Foi diretor literário de uma editora, jornalista e tradutor. Colaborou com vários jornais e revistas, entre eles, o Diário de Lisboa, A Capital e a Seara Nova, onde exerceu a função de cronista. Sua trajetória literária passou por várias fases: A primeira, foi marcada pela poesia, com Os Poemas Possíveis (1966) e Provavelmente Alegria (1970), e pela crônica Deste Mundo e do Outro (1971). A partir do final dos anos 70, dedicou-se ao teatro, escreveu: A Noite (1979), peça que tem como cenário uma redação de um jornal na noite de 24 para 25 de abril de 1974. A peça recebeu o Prêmio da Associação de Críticos Portugueses. Publicou dois volumes de contos Objeto Quase (1978) e Poética dos Cinco Sentidos (1979). O romance característico de Saramago, conquistou reconhecimento mundial a partir de 1980, com o lançamento de Levantado do chão. Entre seus romances mais conhecidos estão O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991), Ensaio sobre a Cegueira (1995) e A Caverna (2000).  

SERVIÇO 

  • O quê: Exposição “Voltar aos passos que foram dados – Saramago 100 anos” 
  • Data: de 8 de junho a 6 de julho 
  • Horário: de segunda a sexta, das 7h35 às 22h35; sábados, das 9h às 15h. 
  • Local: Saguão da Biblioteca Central Ir. José Otão, Prédio 16 – Campus da PUCRS   
  • Entrada gratuita. 
Compartilhe

Outros eventos Veja todos os eventos

  • Últimos publicados
  • Mais visualizados