Diálogos em Transe – Esfincter 

28/06/2022 - 17h48

Genietta Varsi e Luis Enrique Zela-Koor (duo Esfincter)

A série de encontros Diálogos em Transe, fruto de uma parceria entre a 13ª Bienal do Mercosul, o Tecnopuc e a PUCRS Cultura, terá sua terceira edição no dia 15 de julho, sexta-feira, às 15h, no Ateliê PUCRS Cultura. Na ocasião, o duo Esfincter, formado pelos artistas peruanos Genietta Varsi e Luis Enrique Zela-Koort, apresentará o trabalho Órgano Primo: Condensador de Corpos, que propõe uma exploração sonora e somática sobre o movimento do ar dentro e fora do corpo e integra a mostra Transe, da 13ª Bienal do Mercosul. A participação na oficina é gratuita e aberta à comunidade – clique aqui para se inscrever 

Durante o encontro com os artistas, os participantes serão guiados por uma série de exercícios que começam com respiração e se expandem até as extremidades do corpo e as relações com os outros, seguindo uma série de partituras e coreografias respiratórias voltadas à criação de ritmos sonoros de inalação e expiração, percebendo os efeitos dessa dinâmica em seus corpos.  

Os encontros da série “Diálogos em Transe” começaram em maio e seguem até o mês de setembro, no Ateliê PUCRS Cultura, apresentando projetos dos artistas Cesar & Lois (Brasil/Estados Unidos), Elias Maroso (Brasil), Esfincter (Genietta Varsi e Luís Enrique Zela Koort, Peru) e Nati Canto (Brasil). Todos são participantes da mostra Transe, que será realizada no Instituto Caldeira como parte da 13ª Bienal do Mercosul. 

Sobre o duo Esfincter 

Genietta Varsi (1991) explora, a partir de uma perspectiva escultural, como os corpos moldam e transformam o ambiente com seus comportamentos e vice-versa. Varsi trabalha com metodologias e ferramentas multidisciplinares da medicina, bioquímica, ecologia, mecânica e antropologia para desconstruir o corpo na vida cotidiana. 

Luis Enrique Zela-Koort (1994) é artista, escritor e pesquisador. Ele se concentra em respostas tecnológicas a preconceitos que de outra forma seriam catalogados como verdade objetiva; à desconstrução da dinâmica conceitual do Antropoceno entre cultura e natureza e à instrumentalização ideológica da ciência. 

Sobre a mostra Transe 

Transe é uma mostra organizada a partir de um edital de chamada aberta que selecionou obras de 19 artistas e coletivos de um total de mais de 800 projetos, avaliados pelo curador-geral Marcello Dantas e pelos curadores-adjuntos Carollina Lauriano, Laura Cattani, Munir Klamt e Tarsila Riso. A mostra propõe reflexões sobre arte, corpo, natureza e tecnologia, abordando temas como as formas de comunicação entre seres vivos e inteligência artificial, transformações do corpo humano e a magnetopercepção que guia aves migratórias. A exposição é resultado de uma parceria entre a 13ª Bienal do Mercosul e a PUCRS. 

Sobre a 13ª Bienal do Mercosul 

A 13ª Bienal do Mercosul, que acontece de 15 de setembro a 20 de novembro, em Porto Alegre, será a primeira mostra de arte de grande escala conceitualmente criada pós-pandemia no Brasil. Com curadoria geral de Marcello Dantas, curadoria adjunta de Carollina Lauriano, Laura Cattani, Munir Klamt, Tarsila Riso e curadoria pedagógica de Germana Konrath, a 13ª Bienal do Mercosul vai refletir sobre a condição humana, desde a vulnerabilidade até a superação, por meio da temática Trauma, Sonho e Fuga. 

SERVIÇO 

  • O quê: Diálogos em Transe – Esfincter 
  • Data: 15 de julho de 2022 
  • Horário: 15h às 17h 
  • Local: Ateliê PUCRS Cultura, térreo do Prédio 30 no Campus da PUCRS – Avenida Ipiranga, 6691 
  • Inscrições: Gratuitas, pelo link. 
Compartilhe

Outros eventos Veja todos os eventos

  • Últimos publicados
  • Mais visualizados