No dia 29 de agosto, quinta-feira, às 20h, a PUCRS Cultura promove a apresentação musical On the Run, um show com releituras do repertório dos Beatles, realizado por estudantes contemplados com o Edital Cultura no Campus. A apresentação acontece no Teatro da PUCRS, localizado no prédio 40, com distribuição gratuita de ingressos pela Sympla neste link.
A ideia de montar um show com repertório de músicas do grupo The Beatles é dos estudantes Bárbara Wagner, Pedro Stahnke e Gustavo Fontella. Em On the Run, os estudantes apresentam novos arranjos de músicas não tão conhecidas da icônica banda de pop da Inglaterra. Entre as canções que integram esse setlist “lado B” dos Beatles, estão While my guitar gently weeps, do White Album, Penny Lane, do Magical Mistery Tour e Golden Slumber, do Abbey Road.
Para os artistas, “A escolha de fazer um repertório Beatles tem que ver com a universalidade e qualidade desses temas. Ainda que simples, as canções da banda incorporam aspectos da música popular, experimentalismo e criatividade. Notado esse princípio, não queremos apenas ser um ato de tributo aos Beatles, mas sim um projeto de reinterpretação e reavaliação da importância da banda para a cultura popular.”.
Retire aqui seu ingresso gratuito
Bárbara Wagner é cantora e compositora, graduanda em Música Popular (UFRGS) e Psicologia (PUCRS). Tornou-se a mais jovem vencedora da semifinal do 15° Festival da Canção Aliança Francesa, avançando para a etapa final no Rio de Janeiro, na qual ficou em segundo lugar e foi premiada com o Prêmio do Voto Popular. Em julho de 2023, apresentou o espetáculo “À Mille Temps: o melhor da música francesa” no projeto Hemisfério Cultural, no auditório do Instituto do Cérebro da PUCRS. Foi uma das cantoras convidadas do Dia Estadual do Fado no Theatro São Pedro em 2024.
Pedro Stahnke começou a tocar bateria aos 12 anos de idade e, desde então, esteve inserido em uma série de projetos musicais independentes. Apaixonado por discos, ele entende a música como a forma mais abstrata da representação artística e se vê como um músico experimental, sem restrições a diferentes estilos ou interpretações musicais. Além da dedicação ao instrumento, sobretudo no campo do rock e do metal, Pedro tem se aventurado no universo do audiovisual, não só dirigindo curtas-metragens, mas também produzindo trilhas sonoras.
Gustavo Fontella está no sexto semestre de jornalismo na PUCRS e estagia no Laboratório de Jornalismo Integrado da Famecos. Toca violão desde os 7 anos. Começou fazendo aulas por influência dos pais, mas foi levar a música a sério na adolescência, quando ganhou a primeira guitarra. Desde então, nunca mais largou o instrumento. É uma pessoa muito eclética e gosta dos mais diversos tipos de música, mas se tivesse que elencar sua maior referência, seria o Mark Knopfler.