Concurso Literário Rasuras

Inscrições abertas para estudantes de graduação

22/09/2020 - 13h22

Concurso Literário Rasuras abre inscrições para estudantes de graduação

Os textos podem ser inscritos nas categorias Conto, Poesia, Crônica e Texto Dramático/ Roteiro

As inscrições para a 6ª edição do Concurso Literário Rasuras estão abertas até o dia 07 de outubro. Podem participar estudantes de todos os cursos de graduação da PUCRS, através do envio de textos nas categorias: Conto, Poesia, Crônica e Texto Dramático/Roteiro. Com objetivo de promover e incentivar a criatividade e a produção literária dentro da universidade, o concurso é organizado pela turma de Empreendedorismo Criativo, disciplina do currículo de Escrita Criativa também oferecida como eletiva para outros cursos da PUCRS.
“O processo de construção da nova edição é conduzido pela curiosidade de ouvir e por entender que todo mundo tem algo a dizer”, afirma a estudante de graduação em psicologia Marina Severo, integrante da turma que, sob coordenação do professor Cristiano Baldi, organiza o concurso. Os textos inscritos devem ser autorais, inéditos, em língua portuguesa e assinados por pseudônimo, procedimento que garante a imparcialidade do julgamento pelo júri convidado. Finalistas de cada categoria são divulgados nas redes sociais do Rasuras (Instagram e Facebook), e a premiação inclui kits de livros e outros mimos para as vencedoras e/ou vencedores, além da publicação em ebook de todos os textos finalistas.

Tirando os textos da gaveta

O professor da Escola de Humanidades e escritor Luiz Antônio de Assis Brasil afirma que “É através de premiações que começa a vida literária da maioria das escritoras e escritores do nosso país. Foi o meu caso, por exemplo”. Segundo ele, o Rasuras é “exemplo de um concurso sério, que já revelou muita gente que hoje está aí, enriquecendo a nossa cultura”. Cada vez mais, o concurso vem atraindo inscritos de diferentes áreas da universidade, o que se reflete na composição dos finalistas: na última edição, estudantes dos cursos de Engenharia da Computação, Psicologia, Ciência da Computação, Letras, Escrita Criativa e Produção Audiovisual.
Vencedora da categoria Poesia da 4ª edição do Rasuras, a estudante Maria Williane relata que decidiu realizar sua inscrição para “ensaiar um maior desapego com os textos, abrindo a gaveta e aprendendo a confiar um pouco mais no trabalho literário”; aponta como aprendizado a noção de que “é inútil tentar proteger a palavra que se escreve, ela só existe mesmo quando chega a um outro, sempre virando algo além”. Para ela, que hoje cursa mestrado na área de Escrita Criativa, participar de concursos literários “diz mais sobre essa relação de quem escreve com o que escreve, é um caminho pra conquistar certa maturidade, coisa que sempre se ganha, independente do resultado.”

Para participar do concurso Rasuras, confira o regulamento completo.

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados