Olhar da Casa | Bate-papo com Letícia Lampert e Leo Caobelli

12/03/2021 - 11h44

No dia 17 de março, às 18h, a PUCRS Cultura, com apoio da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, inicia um ciclo de conversas sobre arte e fotografia com a participação de artistas e fotógrafos convidados. Neste primeiro encontro, os artistas Letícia Lampert e Leo Caobelli falam sobre seus trabalhos e a fotografia de paisagem, com mediação do fotógrafo e professor da PUCRS Eduardo Seidl. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube – onde fica salva, podendo ser acessada posteriormente.

Como parte do ciclo, em breve serão divulgadas as datas das próximas conversas, que contam com a participação de André Feltes, Letícia Remião, Carlos Carvalho, Sinara Sandri, Mariane Rotter e Eduardo Montelli. Os próximos encontros têm como tema as trajetórias dos convidados, a foto de gastronomia, festivais de fotografia, o autorretrato e as artes visuais.

Sobre os convidados

Leticia Lampert

Possui formação em Artes Visuais pela UFRGS, Design pela Ulbra e mestrado em Poéticas Visuais pela UFRGS. Desenvolve sua produção autoral principalmente através da fotografia. Tem como eixo principal de pesquisa a investigação sobre as formas de compreender a paisagem, especialmente urbana, e as relações, mediadas pela arquitetura, que estabelecemos com as cidades. Participa regularmente de exposições no Brasil e exterior e teve seu trabalho destacado em salões e prêmios tais como o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Fotografia, em 2009, Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, em 2013, o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, em 2019, entre outros.

Leo Caobelli

Artista com formação em Jornalismo pela PUCRS, pós-graduação em fotografia pela Faap, mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pela UFRGS. Foi fotojornalista da Folha de São Paulo, entre 2006 e 2009. Fundou e foi membro do coletivo Garapa, de 2008 a 2015, projeto dedicado à pesquisa da linguagem audiovisual documental. Seu trabalho autoral tem ênfase na produção documental nas áreas da fotografia, vídeo e instalação. Atualmente coordena atividades do CalmaLab, um estúdio de produção visual, e Planta Baja, uma escola de comunicação visual. Participa regularmente de exposições no Brasil e exterior e teve seu trabalho destacado em salões e prêmios tais como a Bolsa ZUM/IMS de fotografia, em 2014, o 10º Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2012, e a exposição Postais para Charles Lynch, no IMS do Rio de Janeiro, em 2018, entre outras.

Sobre o mediador

Eduardo Seidl

É professor da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo e mestrado em Linguagem e Práticas Jornalísticas pela Unisinos. Tem experiência nas áreas do fotojornalismo, narrativa documental e fotolivro.

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados