Ciclo de palestras Grafias do Humanismo

20/11/2020 - 15h01

Em 2021, daqui a poucos dias, completam-se os trezentos anos do surgimento da primeira fábrica no mundo ocidental. Situada em Derby, na Inglaterra, a Derby Silk Mill demarca o início da construção do mundo moderno. Segundo Paul J. Crutzen e Eugene Stoermer, vivemos, desde o final do século 18, a era do Antropoceno na qual os crescentes impactos das atividades humanas na terra e na atmosfera se fazem notar em escalas globais. Os impactos das atividades humanas vão continuar por longos períodos. Segundo um estudo de Berger e Loutre, devido às emissões de CO2 antropogênicas, o clima pode se afastar significativamente de seu comportamento natural ao longo dos próximos 50.000 anos.

Diante à crítica da modernidade, cabe a pergunta: quais são os novos paradigmas para um novo humanismo do século 21? Como poderemos transformar esse processo de destruição numa paralaxe humanista na qual a diversidade, a alteridade, a leveza, a empatia, a ecologia e a democracia estejam na pauta de um discurso de conciliação do habitar-juntos e do viver-juntos. Refundar o humanismo talvez seja uma forma de reconstruir uma maneira de partilhar a realidade com a natureza, as diferentes agendas identitárias, as epistemologias do afeto.

Esse ciclo de lives promovido pela PUCRS Cultura, ao mesmo tempo em que são desenvolvidos dois murais em grande escala na Universidade, busca problematizar as diferentes formas de escrever as demandas desse novo humanismo em tempos coléricos. Trata-se de um ciclo de debates transdisciplinar no qual ouviremos especialistas da Filosofia, da Antropologia, da História, da Geografia, da Literatura. Com eles, queremos refletir sobre a pergunta: Quais foram as grafias do humanismo moderno e quais são os contornos do novo humanismo?

 

Confira a programação e os/as convidados/as para o evento:

 

  • 26/11 (quinta-feira, das 18h às 19h30min) – Filosofia/ Antropologia/ Linguagem

Gersem Baniwa é indígena do povo Baniwa, de São Gabriel da Cachoeira (AM), graduado em Filosofia pela UFAM e mestre em Antropologia Social pela UnB. É coordenador geral de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, diretor-presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisa  e professor do curso de Licenciatura Específica em Formação de Professores Indígenas da Ufam.

 

 

Aline Fay é coordenadora do curso de graduação em Letras / Inglês da PUCRS, professora coordenadora do Núcleo de Apoio a Aprendizagem Inglês/Português e professora adjunta da Escola de Humanidades. É pesquisadora colaboradora no projeto Acerta e Neuroeducação no Instituto do Cérebro do RS. Integra o grupo de professores nos cursos de pós-graduação em Gestão da Educação, Docência no Ensino Superior (EAD) e Psicopedagogia.

 

 

Norman Roland Madarasz é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras na PUCRS, onde desenvolve pesquisa no campo da Filosofia francesa contemporânea, na literatura francesa e nos estudos de gênero. Entre suas publicações, destaca-se a autoria de cinco livros, a edição e tradução de três livros de Alain Badiou para o inglês.

 

 

  • 27/11 (sexta-feira, das 18h às 19h30min) – História/ Geografia

Antônio de Ruggiero é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS e docente do curso de graduação em História. Os seus estudos têm ênfase em história política italiana (séculos 19 e 20) e história socioeconômica. É membro da Associação Internacional Areia (Audioarchivio delle migrazioni tra Europa e América Latina) e da ABHO (Associação Brasileira de História Oral) e pesquisador na Rede Internacional de estudos de língua, história e cultura italiana.

 

 

Charles Monteiro é professor adjunto em História na PUCRS, atuando nos Programas de Pós-Graduação em História e Letras (Escrita Criativa). É pós-doutor em História Social e Cultural da Arte pela Sorbonne e autor de vários livros sobre história urbana e de artigos sobre história, fotografia e cultura visual.

 

 

Gislene Monticelli é professora adjunta no curso de História da Escola de Humanidades. É pesquisadora nos acervos do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural e atua principalmente nos temas de arqueologia, pesquisa, patrimônio cultural, cultura material, acervos.

 

 

  • 28/11 (sábado, das 18h às 19h30min) – Arte

Fernanda Bastos é jornalista, escritora e servidora pública estadual. É mestra em Comunicação e Informação (UFRGS) e possui graduação em Letras pela UFRGS. Autora de Dessa Cor (Figura de Linguagem, 2018) e Eu vou piorar (Figura de Linguagem, 2020).

 

 

Michel Yakini é escritor, produtor cultural e arte-educador. Autor de Acorde um Verso, Crônicas de um Peladeiro e do romance Amanhã quero ser Vento (indicado pelo Suplemento Pernambuco como um dos melhores lançamentos literários de 2018).

 

 

Altair Martins é professor da PUCRS, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita criativa, criação literária e literatura brasileira. Como escritor, publicou, entre outros, A parede no escuro (2008), Enquanto água (2012) e Os donos do inverno (2019).

 

 

Serviço

O quê? Grafias do Humanismo – ciclo de palestras

Quando? 26, 27 e 28 de novembro

Que horas? 18h às 19h30min

Onde? Facebook PUCRS Cultura e canal da PUCRS no YouTube

Compartilhe

Outros eventos Veja todos os eventos

  • Últimos publicados
  • Mais visualizados