Ato Criativo | Tony Ramos

07/04/2021 - 19h46

No dia 15 de abril, quinta-feira, às 18h, a PUCRS Cultura promove um bate-papo com ator e bacharel em filosofia Tony Ramos. O evento conta com a mediação do professor Ricardo Barberena, diretor do Instituto de Cultura da PUCRS. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.

A série Ato Criativo tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nesse episódio, a conversa será voltada para a carreira do ator Tony Ramos, que contará sobre as dezenas de personagens e suas atuações em séries, novelas, filmes e peças de teatro.

Sobre o ator

Antônio de Carvalho Barbosa, nascido em Arapongas – PR, no ano de 1948, também é conhecido pelo nome artístico de Tony Ramos. Formado em Filosofia pela USP, Tony interpretou inúmeros papéis em produções de telenovelas, minisséries, filmes, musicais e peças de teatro. Grande fã de Oscarito, comediante brasileiro de sucesso na década de 50, o qual se inspirou desde criança para se tornar o profissional que é hoje. Quando jovem atuou com o Teatro Cultura Artística de São Paulo. Em 1964 estreou na televisão brasileira como ator, no canal Tv Tupi. Logo em seguida, no ano de 1965, Tony participou de sua primeira telenovela, A Outra. Entretanto, foi em 1977 que Tony Ramos ingressou na Rede Globo, onde consolidou sua carreira de sucesso. Além das telenovelas de sucesso como O Astro (1977), Torre de Babel (1998), Laços de Família (2000), Caminho das Índias (2009), Passione (2010), Avenida Brasil (2012), A Regra do Jogo (2015), o ator também atuou em mais de 80 filmes. Vencedor do Kikito de melhor ator pelo seu papel em Bufo & Spallanzani, em 2001. Durante o governo Lula em 2009, o ator recebeu a medalha da Ordem de Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores em reconhecimento ao seu trabalho no cinema, teatro e televisão. Também, em 2016, Ramos recebeu o Troféu Cidade de Gramado por sua ligação com a história da cidade e contribuição para a divulgação do 44º Festival de Cinema de Gramado.

Sobre o mediador

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui Graduação (2000), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).

Ative o lembrete para assistir ao bate-papo aqui:

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados