Arte da Vida com Fabricio Carpinejar | Gentileza

21/05/2021 - 17h44

O projeto Arte da vida, realizado com o poeta Fabrício Carpinejar, é uma iniciativa da Rede PUCRS Alumni que instiga o diálogo sobre virtudes do autoconhecimento e sobre alguns dos diferentes atributos que o ser humano é capaz de possuir. Ao todo serão cinco lives, uma a cada mês, pelo Instagram oficial da @pucrs, em que o poeta vai comentar e responder perguntas e relatos sobre o tema de cada episódio da série.

Sobre a ideia do projeto, Carpinejar comenta: “Dos sete pecados capitais, todos sabem de cor e salteado. E as virtudes essenciais para a convivência? Quais são elas? A arte da vida vai explorar o que temos de inspirador, de construtivo. Lives para renovar o gosto pelas nossas qualidades, abordando um tema mensalmente: Coragem, Gentileza, Paciência, Humildade e Confiança. Das notícias, hoje só queremos as boas.”

A primeira live sobre Coragem pode ser conferida aqui.

No dia 17 de junho, acontece a segunda live do projeto sobre Gentileza e será mediada por Francisco Arseli Kern, professor do Curso de Serviço Social da Escola de Humanidades PUCRS. A conversa conta com a participação do público, através do envio de perguntas e relatos pelo Instagram da Universidade. Participe, envie por DM para o nosso Instagram: O que é Gentileza para você? Você lembra de alguma história sobre Gentileza para compartilhar com a gente?

Sobre o autor

Fabrício Carpinejar nasceu em 1972 no município de Caxias do Sul – RS e atua em várias frentes: escritor premiado, jornalista com larga experiência em programas em rádio e televisão, ator interpretando suas crônicas, influenciador digital com três milhões de seguidores nas redes sociais, palestrante requisitado no mundo corporativo. O comunicador escreve crônicas semanais para o jornal O Tempo e é comentarista do programa Encontro Com Fátima Bernardes, da Rede Globo. Caracterizado por Luis Fernando Verissimo como “usina de lirismo” ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr (“Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora”), Fabrício Carpinejar chama atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões. Com 47 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país. Suas obras transitam entre diversos gêneros como poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagens. Seu novo livro é Coragem de Viver (Editora Planeta), homenagem à figura materna. A obra Colo, por favor! (2020), a primeira análise sobre o isolamento social, já está na sétima edição e Cuide Dos Seus Pais Antes Que Seja Tarde (2018), figurou entre os mais vendidos no país na categoria Não Ficção, de acordo com a lista da revista Veja e foi tema do TEDx Fortaleza de 2019. O poeta também é famoso nas redes sociais por postar pequenos pensamentos escritos em guardanapos, que compartilha diariamente com seus seguidores. Durante dez anos, de 2001 a 2011, trabalhou na Unisinos, onde foi professor e coordenador de curso e idealizou as graduações de Formação de Produtores e Agentes Literários e Formação de Produtores e Músicos de Rock. Foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet. É uma das figuras mais solicitadas por empresas no país para falar sobre empatia e criatividade em ambientes de crise e adversidade. Já participou como palestrante de todas grandes feiras e festivais literários do país, como Jornada Literária de Passo Fundo e Festival Internacional de Paraty (RJ). O codinome “Carpinejar”, que usa para assinar seus trabalhos, é fruto da junção dos sobrenomes dos pais, Maria Carpi e Carlos Nejar.

Sobre o mediador

Francisco Arseli Kern / Foto: Divulgação

Francisco Arseli Kern é graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, mestre e doutor em Serviço Social pela PUCRS.  Atua como Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades, Ouvidor Institucional e Coordenador do Núcleo de Apoio Psicossocial da PUCRS. Possui experiência como Assistente Social e é autor de quatro livros, As Mediações em Redes (2003), Redes de Apoio no Contexto da AIDS (2004), Atenção Psicossocial no Ensino Superior (2017) e seu último lançamento, Reconstruir-se, nada está escrito! (2020), todos publicados pela EdiPUCRS.

O quê? A arte da vida, com Fabricio Carpinejar – Gentileza

Quando? 17 de junho

Que horas? 18h

Onde? Instagram @pucrs