Arte da pesquisa: a escultura de São João Batista Missioneiro

29/06/2021 - 11h20

No dia 14 de julho, quarta-feira, às 18h, a PUCRS Cultura promove uma live de bate-papo entre os pesquisadores Edison Hüttner e Ricardo Barberena. Durante o evento, Hüttner contará sobre sua mais recente descoberta, a escultura de São João Batista Missioneiro, em Cruz Alta. A conversa será transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no YouTube – onde fica salva, podendo ser acessada posteriormente.

Sobre o convidado

Edison Hüttner é pós-doutor em História pela PUCRS com tese sobre o tema A Arte Sacra Jesuítico-Guarani. Possui Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Itália (2003) e graduação e mestrado em Teologia pela PUCRS (1995/2000). Hüttner é Coordenador do Núcleo de Estudos em Cultura Afro-brasileira e Indígena, idealizou e coordenou o Iº Fórum Internacional Povos Indígenas: Terra Um Lugar para viver – primeiro na América (2005-PUCRS); realizou expedições multidisciplinares de pesquisa interdisciplinar e atuação na área de saúde indígena com as etnias indígenas em diversos estados brasileiros. O pesquisador também atua em telemedicina, trabalho reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. Já organizou e publicou obra em parceria com a Fundação Darcy Riberio e karioca Media Séculos Indígenas no Brasil: Catálogos de Imagens (EDIPUCRS, 2010). Atuou como co-coordenador no Fórum de Atualização sobre Cultura Indígenas, foi coordenador da Exposição Séculos Indígenas em Porto Alegre (2005) e co-coordenador em Brasília (2011). Idealizou e construiu junto com os índios Kocama o Centro Cultural Kocama, na aldeia de Sapotal (2001-2006). Como coordenador do Grupo de Pesquisa Afro-Egípcio da PUCRS, descobriu uma escultura afro-brasileira em Santo Ângelo – RS, chamada Deusa Nimba (2018). Descobriu e coordenou a pesquisa que identificou a primeira múmia egípcia descoberta no Brasil (2019), divulgado pela Revista Pesquisa FAPESP. A descoberta desta múmia foi reconhecida como uma das 10 descobertas científicas e arqueológicas do mundo em 2019, segundo a Revista Galileu e a Revista Aventuras da História. Além disso, o pesquisador também é membro efetivo da União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Sul e do Conselho de Curadores Pleno da Universidade.

Sobre o mediador

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui Graduação (2000), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Também coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).

O quê? Live – A arte da pesquisa com Edison Hüttner

Quando? 14 de julho

Que horas?

Onde? Facebook PUCRS Cultura e Canal da PUCRS no YouTube