22/06/2020 - 18h29

Retomada gradual de disciplinas práticas e estágios obrigatórios

Adequações respeitam regulamentos e as diretrizes curriculares de cada curso e campo de atuação profissional

A Universidade tem atuado alinhada ao seu Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos e teve seu Plano Institucional de Contingências – uma das exigências dos governos estadual e municipal – homologado pela Secretaria Municipal de Educação. Com isso, além do Comitê Institucional – Covid-19, a PUCRS já instituiu também o seu Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação, conforme prevê a portaria conjunta SES/SEDUC/RS Nº01/2020. 

Essas medidas integram os protocolos necessários para a retomada gradual e controlada de 120 disciplinas práticas e de estágios obrigatórios, das cerca de 3 mil disciplinas da Universidade. O curso de Medicina foi o primeiro, com o retorno aos internatos iniciado no dia 17 de junho. Demais estágios na área de saúde retornam gradualmente a partir do dia 22 de junho, conforme calendários próprios de cada curso e campo de prática profissional. Já as aulas práticas no Campus serão retomadas parcialmente a partir do dia 29 junho, conforme organização própria de cada disciplina.  

A manutenção das atividades práticas essenciais foi autorizada pelo artigo 44 do Decreto Municipal nº 20.625, publicado no dia 23 de junho, que regula, em regime especial, a continuidade das atividades de pesquisa, estágios obrigatórios e atividades práticas que não sejam passíveis de substituição pelas aulas remotas.  

A diretora de graduação, professora Adriana Kampf, ressalta que há áreas cujos campos profissionais estão remotos, já outras em que as atividades profissionais presenciais são essenciais e não pararam, mas as atividades de ensino estavam suspensas até o momento, somente agora se tornando viáveis. “As adequações curriculares que estamos fazendo neste momento de excepcionalidade visam assegurar as aprendizagens preconizadas em cada área, observando os documentos regulatórios emitidos pelo Ministério da Educação no contexto de pandemia, as diretrizes curriculares próprias de cada curso e os protocolos dos diversos campos de atuação profissional”, completa ao explicar que não é possível prever apenas uma data específica para a retomada linear de todas as atividades. 

Atenta aos cuidados necessários para uma atuação responsável, a Universidade planejou e providenciou todas as adequações necessárias para proteger o grupo de profissionais que integram atividades essenciais no Campus, entre elas: fornecimento de máscaras e protetores faciais; medição de temperatura no acesso aos prédios; reforço nos protocolos de higienização; ampla sinalização em todos os ambientes, assegurando o limite de ocupação e as medidas de distanciamento obrigatórias; entre outras orientações importantes de prevenção e segurança. Medidas que são frequentemente revisitadas e qualificadas com melhorias. 

A PUCRS segue atenta às determinações do Governo do Estado, uma vez que a continuidade das atividades práticas e estágios está sujeita às bandeiras do Plano de Distanciamento Controlado e às recomendações do poder público. Ciente de que as definições podem ser alteradas, a Universidade vai comunicar aos envolvidos com a maior brevidade possível. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias