Dúvidas gerais

Como a PUCRS está contribuindo no enfrentamento ao coronavírus?

Estamos envolvidos em diversas frentes que visam a prevenção, o combate e o contingenciamento do coronavírus. Podemos citar iniciativas como a confecção de máscaras de proteção para profissionais da saúde, pesquisas de medicamentos e testes diagnósticos, assessoria científica ao governo do Estado, e, mais recentemente, o Centro de Pesquisa do Hospital São Lucas da PUCRS é um dos 12 centros do País que está realizando os testes clínicos da vacina contra a Covid-19 no Estado.

Com o objetivo de assegurar e estabelecer as condições de retomada gradual das atividades, a partir das deliberações dos governos do Estado e do Município, garantindo a segurança da comunidade universitária, elaboramos o Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos | Covid-19

Onde posso localizar o calendário de 2020 atualizado?

O calendário de 2020 atualizado já está disponível aqui.

Posso imprimir meus materiais na Universidade?

Sim, o totem do prédio 7 (A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos) fica no saguão e está funcionando normalmente. Veja aqui instruções de como enviar seus documentos para impressão.

Preciso falar com a Universidade sobre emissão de documentos e matrícula, qual o contato?

Você pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp (51) 984430788.

Perdi minha carteirinha, como faço pra emitir a segunda via?

Esse serviço está suspenso por enquanto. Pedimos que procure a Central de Atendimento ao Aluno no retorno às atividades presenciais.

Como está funcionando a emissão de documentos?

Você pode continuar emitindo seus documentos normalmente no Portal do Aluno.

Como faço para solicitar a validação de horas complementares?

Você deve enviar um e-mail para a secretaria da sua Escola solicitando as instruções para validação das horas complementares.

Como posso solicitar o cancelamento de uma disciplina?

Você precisa enviar uma solicitação do seu e-mail acadêmico para [email protected], contendo nome da disciplina, codicred (140AM-01, por exemplo), turma e motivo do cancelamento. Caso precise enviar a solicitação de um e-mail pessoal, será necessário encaminhar também uma autorização simples, escrita a próprio punho e assinada conforme seu documento, junto com uma cópia ou foto legível do seu documento.

Não tenho acesso à internet e/ou computador. Como fica minha situação?

Estamos dedicando esforços para atender a todas as necessidades dos nossos alunos e alunas. Se você precisa de suporte, entre em contato com a secretaria da sua Escola para que a melhor solução seja pensada em conjunto.

Como está o funcionamento da Central de Atendimento ao Aluno?

A Central está aberta em regime de atendimento presencial, mediante agendamento, com antecedência mínima de (1) um dia útil. Cada setor da Central (Registro Acadêmico, Financeiro e ProUni) atenderá através dos seus próprios canais. O atendimento presencial no Registro Acadêmico é voltado somente para os casos que não podem ser atendidos de forma online.

Coordenadoria de Registro Acadêmico: [email protected] ou através do WhatsApp (51) 98443-0788

Financeiro: [email protected] ou através do telefone (51) 3320-3588

ProUni: [email protected] ou através do telefone: (51) 3353-7974

O Centro de eventos da PUCRS, Cepuc, está atendendo?

O Centro de Eventos da PUCRS está atendendo presencialmente nas terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 17h, mediante agendamento, pelo telefone (51) 3320-3566 ou pelo e-mail [email protected]

O estacionamento do campus está aberto?

O acesso ao Campus está permitido apenas pelo estacionamento do prédio 50, pela rua Prof. Cristiano Fischer. O estacionamento do prédio 41 permanece fechado.

 

Graduação

Qual a previsão para o retorno das aulas presenciais?

Nossa prioridade segue sendo a segurança de professores/as, técnicos/as, alunos/as e comunidade. As previsões apontam que ainda não será possível retomar as aulas presencialmente, por isso, iniciamos o segundo semestre na modalidade online no dia 10 de agosto. Seguimos atentos às determinações do governo do Estado e do Município, uma vez que a retomada das aulas presenciais está sujeita às recomendações e decretos do poder público. Ciente de que as definições podem ser alteradas, estamos preparados/as para retomar a presencialidade a qualquer momento e, se necessário, estabelecer um modelo híbrido com aulas teóricas online e atividades práticas presenciais. Comunicaremos a todos com a maior brevidade possível.

A mensalidade continuará integral? Tive minha renda comprometida e não consigo manter o pagamento das mensalidades. Como a Universidade pode me ajudar?

O nosso compromisso é para que você, aluno e aluna, possa seguir estudando, sem abrir mão dos seus sonhos pessoais e profissionais. Disponibilizamos oportunidades de negociação e soluções personalizadas que favorecem a continuidade dos estudos.

Trabalhamos com diferentes modalidades de crédito e financiamento. Saiba quais são elas. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone (51) 3320-3588 para mais orientações.

Quero fazer a minha rematrícula para o próximo semestre. Onde encontro informações?

Separamos as dúvidas mais frequentes sobre as rematrículas com respostas que podem ajudar você aqui. Se não encontrou o que procurava, entre em contato conosco.

Gostaria de informações sobre como estudar na PUCRS. Onde posso encontrar?

Você poderá realizar a sua matrícula até o dia 21 de agosto. Após esta data, qualquer forma de ingresso estará disponível até 4 de setembro. Mais informações aqui.

As matrículas via Prouni têm datas específicas. Confira o calendário!
6 de agosto: matrícula dos candidatos aprovados na 1ª chamada
19 de agosto matrícula dos candidatos aprovados na 2ª chamada
4 de setembro: matrícula dos candidatos aprovados na lista de espera

Quais são os canais de contato para atendimento sobre o Prouni?

Os atendimentos aos nossos/as alunos/as estão sendo feitos remotamente. O contato é pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3353-7974.

Tive muita dificuldade para me concentrar nas aulas e fiquei psicologicamente afetado(a). Meu rendimento caiu em decorrência disso. Como a Universidade pode me ajudar?

Pensando nas dificuldades que momentos delicados como o atual podem causar, indicamos alguns dos nossos serviços que podem ajudar você. Além de conversar com seus professores/as sobre como está se sentindo em relação à aprendizagem, você pode contar com o nosso Núcleo de Atenção Psicossocial. Para combinar o acompanhamento, envie um e-mail para [email protected] com seu nome completo, matrícula e telefone.

As aulas no próximo semestre seguem com conteúdos disponibilizados no Moodle?

Estamos trabalhando com diferentes plataformas para garantir que, por meio de ferramentas diversificadas, como o Moodle e o Zoom, você tenha o melhor suporte possível e possa reproduzir a experiência da sala de aula em sua casa. Também criamos uma Equipe de Mediação Online dedicada exclusivamente para acompanhar e orientar nossos professores sobre o uso dos diferentes recursos disponíveis. Esse também foi o tema do último Seminário de Desenvolvimento Acadêmico, confira aqui o que planejamos para o semestre.

Qual a orientação caso eu esteja em tratamento, ou cuidando de familiar diagnosticado com Covid-19, e não tenha conseguido acompanhar as aulas para concluir o semestre?

Você precisará enviar a documentação de comprovação médica para a secretaria da sua Escola solicitando a Ausência Autorizada (AA), por se tratar de uma doença infectocontagiosa. O sistema de saúde permite que familiares recebam atestado médico de isolamento e, portanto, também é válido para obter a autorização.

Como ficará a carga horária das aulas, já que a medida provisória MP 934/2020, que dispensa a obrigatoriedade mínima de dias letivos?

As instituições educacionais estão desobrigadas de cumprir a quantidade de dias letivos, mas seguem obrigadas a cumprir as cargas horárias previstas para as disciplinas e cursos. De acordo com a necessidade de cada curso, poderemos oferecer mais horas online ou até mesmo horas concentradas de atividades práticas como alternativas. Na previsão do segundo semestre de 2020, tanto os dias letivos quanto à carga horária estão preservados. Algumas exceções, com ajustes de dias letivos para algumas disciplinas da Medicina e da Odontologia serão realizados, mas sempre respeitando a carga horária prevista.

Se a Universidade já tem o Pós PUCRS Online, por que não utiliza as mesmas metodologia e infraestrutura nas aulas de graduação?

Embora ambos utilizem plataformas digitais, as nossas aulas do Pós PUCRS Online e da Graduação possuem muitas diferenças. Na primeira modalidade os/as nossos/as estudantes têm acesso às gravações das aulas presenciais. Não há atividades síncronas que envolvam os estudantes e os professores. As interações ocorrem por meio fóruns de discussão em ambiente virtual próprio, o Matrix, desenvolvido pela UOL EdTech, nossa parceira tecnológica. Já na Graduação, utiliza-se prioritariamente o Moodle, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) mais populares em todo o mundo, pois permite a flexibilidade e a customização necessárias a diferentes modelos pedagógicos.

Existe uma exigência de critérios básicos para todos os professores cumprirem nas aulas pelo Moodle? 

Cada docente tem a liberdade para organizar e planejar as metodologias e atividades utilizadas em aula, de acordo com os objetivos da disciplina e área do conhecimento. Para garantir a mesma qualidade e excelência durante as aulas remotas, nós criamos uma Equipe de Mediação Online exclusivamente dedicada a acompanhar e orientar nossos/as professores/as sobre o uso dos diversos recursos disponíveis. Porém, em caso de dúvidas ou sugestões, o retorno dos/as nossos/as alunos/as é fundamental para a elaboração coletiva de novas soluções. Todos os feedbacks recebidos foram utilizados como base para a preparação do semestre.

Terei férias de verão?

As férias de verão estão preservadas para a grande maioria dos cursos, que terão as aulas regulares encerradas ainda em dezembro. Gastronomia e Educação Física seguirão com aulas em janeiro, com fevereiro preservado para férias também. Exceções podem ser aplicadas a algumas ATM (turmas da Medicina) e, especialmente, alguns anos da Odontologia que poderão ter férias em período diferenciado. Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria da sua Escola.

 

Formaturas de Graduação

As cerimônias das formaturas foram canceladas?

Não. Como forma de preservar a saúde dos estudantes, assim como suas famílias, professores e demais envolvidos, as cerimônias de colação de grau referentes ao primeiro semestre foram adiadas e acontecem a partir do mês de agosto.

A Universidade entende a importância das cerimônias presenciais e por isso elas foram mantidas, levando em conta a deliberação para este tipo de evento, por parte dos órgãos públicos. Dúvidas e outras informações pelo telefone (51) 3320-3566 e e-mail [email protected]

Dia 12 de agosto às 18h ocorrerá a Missa de Formandos. Será transmitida pelo canal da PUCRS no Youtube.

Preciso do meu diploma, como devo proceder?

A Universidade viabilizará a colação de grau em gabinete, possibilitando a outorga do diploma. Legalmente o diploma não pode ser entregue sem que um ato formal seja realizado, por isso o ato em gabinete está sendo disponibilizado a quem desejar receber o diploma antes da cerimônia presencial. Importante ressaltar que esta decisão não impede que o estudante participe das celebrações de formatura a serem realizadas posteriormente.

 

Especialização e MBA

Sou aluno de pós-graduação matriculado nos cursos 2020 e ainda não iniciamos o semestre. Quando as aulas começarão?

As especializações e MBAs da modalidade presencial do primeiro semestre de 2020 estão previstas para iniciarem na primeira quinzena de outubro. A forma da retomada, respeitará os protocolos vigentes. O cronograma de cada curso será comunicado previamente.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]

Os cursos poderão iniciar de forma online?

Nossa prioridade segue sendo a segurança de professores/as, técnicos/as e alunos/as, além de dependermos das autorizações dos governos municipal e estadual. Estamos preparados para retomar a presencialidade a qualquer momento, mas se for necessário, preparamos diferentes plataformas para garantir que, por meio de ferramentas diversificadas, como o Moodle e o Zoom, você tenha o melhor suporte possível e possa reproduzir a experiência da sala de aula em sua casa.

Vou continuar pagando as mensalidades do curso mesmo que as aulas ainda não tenham iniciado?

Os nossos alunos de Pós-Graduação presencial ingressantes em 2019 ou anteriormente continuarão pagando as parcelas restantes do curso, visto que o ciclo de formação já teve início e as aulas suspensas serão retomadas integralmente assim que possível. Já quem ingressou em 2020 pagará somente a parcela da matrícula a fim de garantir sua vaga, e as demais mensalidades serão cobradas somente quando as aulas retornarem.

Haverá férias de inverno?

Todas as questões relacionadas à permanência de aulas online, antecipação de férias, retorno às atividades presenciais, entre outras, dependem de uma avaliação de diversos cenários, que incluem também as orientações dos governos municipal, estadual e federal. Cada Escola comunicará com antecedência em caso de novas informações.

Sou aluno de especialização/MBA. Quais são os contatos para questões relacionadas a minha matrícula e/ou meus documentos?

Para atendimento sobre matrícula e/ou documentação para modalidade presencial, você pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 3320-3680, (51) 3320-3727 e (51) 3320-3632.

Se você é aluno da modalidade online, os contatos a respeito de matrícula podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 98660-2300. Caso o assunto seja documentação, entre em contato pelo e-mail [email protected]

 

Extensão

As aulas dos cursos de extensão serão reagendadas ou canceladas?

No momento, segue na modalidade online somente os cursos de idiomas do Lexis. Assim que for possível, ofertaremos novamente os demais cursos de extensão na forma presencial. Acompanhe por aqui novas atualizações e registre seu interesse pelos cursos.

Não tive aula do meu curso de extensão. Terei o pagamento de volta ou poderei fazer o curso em outro momento?

Estamos buscando alternativas para realização do curso em outro momento. Se preferir, podemos disponibilizar um crédito para que realize outro curso conosco no período que desejar. Caso essas opções não sejam compatíveis ao seu contexto, será possível solicitar a devolução do valor pelo e-mail [email protected]

 

Mestrado e Doutorado

Minha qualificação/defesa aconteceriam em 2020, como fica a minha situação?

As qualificações/defesas vem sendo realizadas por videoconferência de acordo com as portarias da CAPES e regulamentação específica do MEC para o período em que é necessário o distanciamento social. Busque informações específicas sobre os procedimentos e prazos junto ao seu Programa de Pós-Graduação. 

Os cursos de mestrado e doutorado da PUCRS terão processos seletivos em 2020?

O processo seletivo para ingresso em março de 2021 deverá ocorrer no calendário regular, salvo excepcionalidade relacionada à pandemia da COVID-19. Mais detalhes sobre as datas consulte o calendário.

As disciplinas de Mestrado e Doutorado seguirão no formato online?

Assim como na Graduação, as disciplinas de Pós-Graduação Stricto Sensu oferecidas no primeiro semestre de 2020 ocorreram na modalidade online. Lembramos que todos nossos cursos de Mestrado e Doutorado são essencialmente presenciais.

Mesmo estando preparados para retornar à presencialidade a qualquer momento, seguimos os decretos municipais e estaduais e dependemos de autorização para retomada das aulas presenciais.

 

Iniciação Científica

Tenho dúvidas sobre a minha bolsa, com quem posso falar?

Entre em contato com a Coordenadoria de Iniciação Científica pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3353-7719, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h15min.

 

Parque Esportivo

Informações:

Devido ao último decreto 20.639, com novas restrições a circulação, o Parque Esportivo suspendeu novamente suas atividades.

Contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 33320-3910 e (51) 3320-3622, pelo WhatsApp (51) 98428-8317 ou pelo e-mail [email protected]

 

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Quando o Museu da PUCRS voltará a abrir?

O Museu de Ciências e Tecnologia está seguindo as mesmas orientações do restante da Universidade. Assim, voltará a abrir quando as atividades presenciais da Universidade também forem retomadas.

 

PUCRS Store

A PUCRS Store está atendendo para compras on-line?

Ainda não temos o serviço de e-commerce. A loja está seguindo as mesmas orientações do restante do Campus, permanecendo fechada até que as atividades presenciais da Universidade sejam retomadas.

 

Tecnopuc

Trabalho no Tecnopuc e preciso ir à minha sala. É possível?

im, é possível. Basta você portar o seu crachá para acessar as catracas. Mas lembre-se de tomar todos os cuidados indicados pelas autoridades de saúde acerca dos hábitos de prevenção. Mais informações sobre o funcionamento do Tecnopuc estão disponíveis aqui.

Os caixas eletrônicos do Tecnopuc estão abertos?

Seguindo as regras das demais unidades localizadas dentro do Campus, os caixas eletrônicos do Tecnopuc estão funcionando normalmente. Se for utilizá-los, lembre-se de tomar todos os cuidados indicados pelas autoridades de saúde acerca dos hábitos de prevenção.

Gostaria de falar com alguém responsável pela administração do Tecnopuc. Qual o contato para esse atendimento?

Estamos atendendo em regime de home office. Você pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 98348-0258.

 

Unati

Como ficarão as atividades do UNATI?

A UNATI terá uma programação com novos cursos e atividades para o segundo semestre. As atividades programadas foram adaptadas para acontecerem na modalidade 100% online, e visam levar conhecimento, gerar momentos de relacionamento, proporcionar a realização de novas atividades e a descoberta de novos formatos para se manter ativo.

Conheça as atividades programadas clicando aqui e acompanhe as palestras online e gratuitas no canal oficial da PUCRS no Youtube

Quero falar com a UNATI :

Você pode entrar em contato pelo e-mail [email protected], pelo telefone 3320-3583 ou pelo Whatsapp 984289125 de segunda à sexta, das 8h às 17h30.

 

Escritório de Cooperação Internacional

Gostaria de fazer intercâmbio no próximo ano, tem alguém que possa me atender?

Sim! Estamos tirando as dúvidas sobre mobilidade acadêmica pelo e-mail [email protected]

 

Edipucrs

Tenho um interesse em um livro da EdiPUCRS, eles estão sendo vendidos online?

Sim, você pode encontrar nossos livros digitais disponíveis em lojas on-line como Amazon, Google Play, Itunes e Saraiva. Já os livros impressos você pode comprar na Amazon, Bok2, Submarino e Estante Virtual.

Basta entrar em nosso site, pesquisar o título e ir à plataforma de venda de sua preferência.

Preciso de ajuda, podem me atender?

Você pode entrar em contato com a editora por e-mail [email protected] ou em nosso WhatsApp (51) 99566-9802.

 

PUCRS Carreiras

Informações:

Diante das medidas de combate à Covid-19, a equipe do PUCRS Carreiras decidiu suspender as atividades presenciais que estavam sendo realizadas mediante plantão. O atendimento segue de forma online, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Assuntos relacionados a estágios obrigatórios ou não obrigatórios; acesso ao Portal; troca de senha do e-mail acadêmico; vagas de estágio ou consultoria de carreira, podem ser atendidos pelo WhatsApp (51) 99984-1653.

Para tratar sobre Agente Integrador PUCRS Carreiras (Fijo), o contato é pelo telefone (51) 99666-9424. Se o assunto for comercial, o contato é pelo telefone (51) 99917-1247.

 

Centro de Pastoral

Me inscrevi no voluntariado da PUCRS. Vai haver neste semestre?

Não. Visto que muitas instituições com as quais trabalhamos no voluntariado são de educação ou de saúde, achamos prudente não realizar a entrada de novos voluntários neste primeiro semestre.

Quero fazer uma doação. Como procedo?

A Pastoral não está trabalhando presencialmente, portanto não podemos receber doações. Mas há muitas instituições precisando da sua ajuda, e aqui neste PDF você encontra mais informações. Qualquer contribuição já fará a diferença! Conheça outras formas de ajudar clicando aqui.

Como está o funcionamento do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS no período da pandemia?

Desde que a PUCRS suspendeu as aulas presencias, a equipe do Centro de Pastoral e Solidariedade começou a trabalhar, em Home Office e os projetos passaram a ser disponibilizados a toda a comunidade universitária de modo online. O retorno das atividades presencias deverá ocorrer conforme as orientações da Universidade, no momento em que as aulas e demais atividades presenciais forem autorizadas.

Quais são os contatos do Centro de Pastoral e Solidariedade a PUCRS para dúvidas gerais sobre o funcionamento de projetos e ações?

Você pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou WhastApp: (51) 98335.0187.

Como a Pastoral pode me auxiliar neste momento de pandemia?

Nós temos diversos projetos focados em espiritualidade e bem-estar para ajudar a comunidade acadêmica durante este período. Em nosso site e redes sociais você pode saber mais sobre os projetos de meditação, aconselhamento espiritual e demais ações.

 

Representação Estudantil

Como entrar em contato com a Representação Estudantil?

Estamos atendendo pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3320-4824. Para atendimento presencial, somente com agendamento.

Como fazer a renovação do TRI Escolar?

A renovação do TRI que é feita pelos Diretórios está suspensa. Em decorrência da Covid-19, não é possível realizar solicitações de renovação ou emissão de primeiras e segundas vias, uma vez que o Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC suspendeu o atendimento às entidades. Assim, enquanto permanecerem as restrições, não será possível atender essas demandas.

 

Labelo

O Labelo está funcionando?

Sim. Há profissionais trabalhando em home office e no Campus, em revezamento e com todos os cuidados indicados pela Organização Mundial de Saúde. As atividades de avaliação da conformidade de ensaios e calibração se mantém normalmente com equipes intercaladas.

Como posso entrar em contato com o Labelo?

Estamos atendendo pelo telefone (51) 3320-3551 e pelo e-mail [email protected]

 

Ideia

O Ideia está funcionando?

Sim. Estamos em força-tarefa e integralmente dedicados ao enfrentamento da pandemia, atuando na produção e fabricação de EPIs, no desenvolvimento de protótipos e no teste e na validação de demandas da área da saúde.

Como posso entrar em contato com o Ideia?

Você pode falar conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso site.

É possível utilizar a FreeZone do FabLab?

Neste momento, o FreeZone – TECNOPUC FabLab não está com acesso liberado ao público. Qualquer demanda pode ser encaminhada para o e-mail [email protected] Caso o seu contato seja referente à pandemia, preencha este formulário.