Todas as medidas adotadas pelo HSL têm como objetivo reduzir o número de pessoas circulando no ambiente hospitalar e focar os esforços das nossas equipes nos atendimentos prioritários neste cenário de epidemia. Saiba mais:
Para evitar possíveis contágios, todas as consultas ambulatoriais estão suspensas até o momento. As novas datas serão avisadas aos pacientes por mensagem de SMS. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo do telefone (51) 3320-3000.
Para proteção dos pacientes que estão internados as visitas estão suspensas por tempo indeterminado. Da mesma forma, não será permitida a circulação de crianças que não estiverem em atendimento no hospital. Para os pacientes internados, será permitido a permanência de apenas um acompanhante.
Como medida para restringir o fluxo de pessoas e evitar contágios, os pacientes que precisarem vir até o HSL deverão acessá-lo pela entrada do andar térreo ou pela emergência. As demais entradas estarão isoladas para entrada de público externo.
O Hospital São Lucas, assim como os demais estabelecimentos da área da saúde, está com todos os seus esforços direcionados para as ações preventivas ao coronavírus (COVID-19).
Listamos aqui algumas perguntas importantes que você deve saber sobre como o Hospital está trabalhando e que medidas você deve tomar em caso de suspeitar de infecção por COVID-19.
É aconselhado procurar o hospital aqueles pacientes que estejam com sintomas agudos como febre, tosse constante e falta de ar. Se você estiver com sintomas leves ligue para Vigilância em Saúde para receber orientações. Porto Alegre: 156. Região Metropolitana e Interior: 150;
O teste de COVID-19 está sendo realizado somente em pacientes que receberem prescrição médica de acordo com os seus sintomas. Nesse caso, o exame não é indicado para pessoas assintomáticas.
Todas as consultas e exames eletivos estão sendo remarcados para evitar uma grande circulação de pessoas no ambiente hospitalar. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do telefone (51) 3320-3000 e confirme a situação do seu atendimento.
Não. O protocolo de atendimento do Hospital São Lucas prevê salas de atendimentos separadas para pacientes suspeitos de infecção por COVID-19 seguindo as normas de segurança da Vigilância Sanitária.
Para proteção dos pacientes que estão internados as visitas estão suspensas, bem como, não será permitida a circulação de crianças que não estiverem em atendimento no Hospital. Para os pacientes internados, será permitido a permanência de apenas 1 acompanhante.
As pessoas sem sintomas respiratórios, como tosse, não precisam usar máscara. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o uso de máscaras apenas para as pessoas que estão apresentando sintomas ou para os profissionais da saúde que estão realizando tratamento com esses pacientes. A OMS recomenda o uso racional da máscara para evitar o desperdício desses equipamentos de proteção individual.
• Lave bem as mãos com água e sabão. Esse é o modo mais indicado para higienização. Como segunda opção utilize o álcool gel 70%;
• Evite contato próximo com pessoas doentes;
• Se estiver com sintomas de gripe fique em casa. Manter o isolamento social é indispensável para que o vírus não seja transmitido para outras pessoas;
• Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel;
• Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência;
• Evite locais com aglomeração de pessoas. Nesse momento de elevação do número de casos no Brasil o ideal é que a circulação fora do ambiente residencial seja feita somente em casos extremamente essenciais.
Com a colaboração de todos conseguiremos passar por esse momento delicado e difícil para toda a saúde mundial. Contamos com você!
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de:
Gotículas de saliva
Espirro
Tosse
Catarro
Toque ou aperto de mãos
Objetos ou superfícies contaminadas
O coronavírus (Covid-19) é similar a uma gripe. Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: