Programa de Voluntariado inicia novo período de inscrições

Alunos, profissionais da Universidade e diplomados podem se inscrever até o dia 6 de abril

19/03/2018 - 11h48

2017_08_28-dia_voluntariado2Para quem quer viver experiências significativas, exercer a cidadania e contribuir com o desenvolvimento social, o Centro de Pastoral e Solidariedade PUCRS recebe, até o dia 6 de abril, inscrições para o período 2018/1 do Programa de Voluntariado Marista. Em 2017, o Programa contou com mais de 240 voluntários. Podem participar alunos, profissionais da Universidade e alumni PUCRS (diplomados). As inscrições podem ser realizadas através deste link.

Após a inscrição, é necessário participar do Encontro de Apresentação do Voluntariado, que ocorre no saguão da Biblioteca Central Ir. José Otão (prédio 16 do Campus) no dia 14 de abril, das 14h às 16h30min. Na ocasião, são expostas as instituições que recebem atividade voluntária, a documentação necessária e o processo de formação e acompanhamento.

Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3576.

Formatos de voluntariado

Além do individual, existe a possibilidade de voluntariado em grupo. Por afinidade, colegas de curso ou profissionais da Universidade podem escolher um projeto e atuar de forma conjunta. Para os alunos que realizarem mais de 40 horas de voluntariado, é emitido um certificado que pode ser utilizado para horas complementares.

“Voluntariar é como uma troca”

Suliane da Silva Cardoso, aluna do mestrado em Ciências Sociais, é voluntária na Associação de Cegos Louis Braille (ACELB). Para ela, voluntariar é como uma troca: ajudar e, ao mesmo tempo, engrandecer a si mesmo. “É uma mistura de aprendizado, empatia, emoção e amor. É saber que, toda vez que saio da ACELB, quem retorna para casa é uma nova pessoa, repleta de novas histórias, novas reflexões e com uma nova família”, conta.