Juremir Machado recebeu o Prêmio ARI pela crônica “Como quem chega do nada”

16/12/2022 - 16h33

Professor e coordenador do PPGCOM da Famecos dedica premiação a jornalismo independente

Já tradicional da imprensa gaúcha, o Prêmio ARI – da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) – aconteceu na última quinta-feira, dia 15 de dezembro. Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Juremir Machado da Silva foi premiado em primeiro lugar pela crônica Como quem chega do nada, publicada pelo Matinal Jornalismo.

A história narra o percurso do ainda atual presidente Jair Bolsonaro no período de mandato dos últimos quatro anos. O docente dedica a premiação ao veículo o qual trabalha, felicitando o jornalismo combativo. “É um prêmio para o Matinal, é uma boa experiência para o jornalismo independente, para a mídia alternativa”, afirma.

Beatriz Dornelles, também docente do PPGCOM, fez a entrega das premiações na categoria Universitários. O professor Tercio Saccol recebeu duas menções honrosa na categoria radiojornalismo. Sendo assim, a presença da Famecos foi marcada tanto pelos professores, quanto pelos alunos da graduação em jornalismo, que receberam destaques pelos seus trabalhos. Foram eles:

– Menção honrosa terceiro lugar: Fabrine Fiss Bartz (PUCRS): ‘Almanaque código antirracista’, em Jornalismo Impresso.

– Menção honrosa terceiro lugar: Felipe Conte Rocha (PUCRS): ‘(R)Existência’, em Jornalismo de Vídeo.

– Menção honrosa quarto lugar: Renata Lages Alves Eberhardt (PUCRS): ‘Câncer de mama na pandemia da Covid-19’, em Jornalismo de Vídeo.

– Menção honrosa quinto lugar: Fabrine Fiss Bartz (PUCRS): ‘Falhas tecnológicas de reconhecimento facial na segurança’, em Jornalismo de Vídeo.

Em toda as categorias, a produção foi realizada em grupo. Cada menção honrosa foi coletiva. Os alunos Cassiano Martins, Dayana Carvalho, Lara Sukster, Júlia Ruvinski, Érika Garda, Lara Moeller, Amanda Gorziza e Isadora Terra também estiveram presente da cerimônia do Prêmio ARI.