Ex-aluna da Publicidade e Propaganda da PUCRS é premiada no Festival de Cannes

Premiado com um Leão de Prata, o curta-metragem "Sonho", que conta a história do Funkeiro Nego Bala, produzido pela agência AKQA em parceria com a produtora Coala.LAB, teve participação de Famequiana.

19/07/2022 - 18h09
Paula Essig

Foto: Arquivo pessoal

O Brasil teve uma participação muito vitoriosa na edição de 2022 do Cannes Lion, o maior festival de publicidade do planeta, que neste ano ocorreu nos dias 17 a 28 de maio, na França. Foram 70 troféus, ou Leões, como são conhecidos, incluindo dez de ouro, 24 de prata e 36 de bronze.

Um desses 24 Leões de Prata teve participação direta de Paula Essig, diretora criativa associada de arte da empresa Droga5 e ex-aluna da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos. Paula, que na época trabalhava como diretora sênior de arte da AKQA, fez parte da equipe que, em parceria com a Coala.Lab, criou o curta-metragem ‘’Sonho’’, vencedor de um Leão de Prata no festival pela categoria Film Craft.

O curta-metragem é baseado na história do Funkeiro Marcelo Abdinego Justino, conhecido também como Nego Bala, e conta como ele escreveu o refrão da música ‘’Sonho’’, faixa de abertura de seu primeiro álbum. Paula foi uma das responsáveis por escrever o roteiro e, para chegar no produto final, foi necessário conhecer e estudar bastante o artista. 

A equipe da AKQA/Coala.lab teve inúmeras reuniões com Nego Bala, com a intenção de entender a origem da música e de seu novo álbum. “Foi na época em que ele estava na Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (FEBEM) que ele começou a pensar na letra dessa música. Era uma coisa que inspirava ele lá dentro, e, então, ele cantarolava a letra pra não esquecer. Lá você não pode anotar nada. Até que uma vez pegaram ele e acharam que ele tava falando com alguém e o castigaram, botando ele de frente para a parede’, relembra, Paula. 

Paula conta que esse foi o momento em que Nego Bala conseguiu perceber que ele poderia dar a volta por cima e sair daquela situação. Foi essa cena que foi retratada no emocionante curta-metragem. “Depois que a gente pensou muito nessa história, fizemos um paralelo com a teoria do mundo das ideias de Platão, já que o Nego Bala se interessa muito por filosofia. A teoria fala que para você alcançar alguma coisa, você tem que projetar ela no mundo das ideias. No momento em que o Nego Bala criança está olhando para a parede fazemos uma transição para a parte mais surreal do clipe. Olhando para o nada, ele faz a passagem para o mundo das ideias, onde o Nego Bala pequeno vira o Nego Bala mais velho e passeia pelos sonhos da comunidade de pessoas que fizeram parte da vida dele, que foram de fato entrevistadas’’, comenta a publicitária. 

O curta-metragem ‘’Sonho’’  está disponível no Youtube. 

Criar um roteiro para um curta-metragem, que também serve como um clipe musical, foi um desafio para Paula Essig, já que ela nunca havia participado de um projeto assim. Porém, a experiência foi muito positiva e já foi capaz de ajudá-la em outros projetos.

Um desses projetos foi uma campanha publicitária para o serviço de streaming Norte-americano Netflix. Encaminhada de fazer a divulgação do lançamento da nova temporada da série de sucesso da Plataforma, Stranger Things, Paula usou sua experiência trabalhando com mídias musicais e fez um clipe paródia da música ‘’Total Eclipse of the Heart’’. ‘’É um filme musical, não dá pra chamar de clipe, mas foi uma experiência próxima”, conta, Paula. 

A Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS foi essencial para a carreira de sucesso de Paula Essig. Ela frequentou a Famecos de 2012 a 2015 e coletou experiências que agregaram bastante para sua carreira profissional. “Na Famecos, tivemos muitas cadeiras que davam uma visão geral de comunicação da sociedade em si e isso sempre colabora, porque criação, minha área dentro da publicidade, é muito sobre referência. É entender contextos, conseguir enxergar como as pessoas se relacionam e comunicam”, afirma.

Além da experiência nas salas de aula, os laboratórios experimentais e principalmente o SET universitário, foram experiências marcantes na vida universitária da publicitária. “Algo que me inspirou bastante foi o SET Universitário. Foi onde eu ganhei os primeiros prêmios da minha vida. Foi super especial para mim, tenho muito carinho por isso. Hoje em dia eu sou jurada do SET e é super legal ver a evolução do trabalho dos alunos’’.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas