Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos inicia projeto de educação midiática e checagem com alunos de ensino médio

10/10/2022 - 17h57

Ação pretende abordar temas como desinformação e Fake News no Cesmar, prevendo discussões sobre internet, redes e jornalismo

O primeiro encontro do projeto “Devolve – educação midiática e checagem de informações” aconteceu nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, na sede do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar).

A inciativa tem o objetivo de combater a desinformação e as ditas Fake News a partir de oficinas que envolvem dezoito estudantes dos segundos e terceiros anos do Cesmar, sob a orientação de acadêmicos e professores de jornalismo da Escola de Comunicação Artes e Design – Famecos da PUCRS.

A proposta prevê oito encontros para a discussão de temas como: a internet, as redes, o jornalismo, as fontes de informação e o processo de checagem. Simultaneamente às discussões, os estudantes serão desafiados a usarem o conhecimento construído nas oficinas para a identificação de informações falsas que circulam nos seus grupos de mensagens. O propósito é que possam devolver o conteúdo checado interrompendo o ciclo das Fake News.

Professor Fabio Canatta em oficina pela parceria entre a Escola e Cesmar.

A educação midiática em tempos de desinformação é uma questão de cidadania. “Com o Devolve, pretendemos estimular um consumo mais consciente de informações e envolver as redes desses alunos no desafio de combater a desinformação”, explica Fábio Canatta, professor de jornalismo da Escola.

Sobre o Cesmar:

​A área socioeducativa e de fortalecimento de vínculos do Cesmar atende crianças e jovens por meio de projetos realizados em parceria com escolas e entidades locais, organizações privadas e governamentais. Além do pedagógico, são explorados o lúdico, o imaginário e o recreativo.

Com educadores preparados e identificados com o carisma Marista, o Cesmar desenvolve oficinas culturais, esportivas e de aprendizagem no turno inverso ao escolar que incentivam vivências em grupo, formação integral, respeito às diferenças por meio de um processo educativo compartilhado entre educadores e educandos.