Produção em Youtube
Pesquisas mostram que a profissão de YouTuber é uma das mais desejadas pelos jovens brasileiros. A partir dessa necessidade, a Certificação de Estudos em Produção em Youtube oferece a possibilidade de unir conhecimentos em produção de conteúdo às especificidades de linguagem, produção, mensuração e administração do vídeo em plataforma digital.
A Certificação de Estudos em Produção em Youtube permite que qualquer profissional possa dar o primeiro passo em direção à produção de conteúdo em vídeo digital. Quem tem conhecimentos específicos sobre outras áreas encontra neste conjunto de disciplinas o aporte teórico-prático para produzir, mensurar e administrar seus vídeos em plataforma digital.
Total de créditos: 12
Disciplinas desta certificação
Codicred |
Nome da disciplina |
Créditos |
Carga horária |
Oferta |
Turno |
97009-02 |
Produção Audiovisual
Estudo das tecnologias para registro, edição e exibição de imagens e sons. O audiovisual na Comunicação, em suas diferentes plataformas. Experimentação prática da produção audiovisual.
|
2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Manhã e Noite |
97012-04 |
Cultura Digital
Introdução aos conceitos e elementos da cultura digital aplicados ao campo da comunicação. Estudo sobre fundamentos, princípios e lógicas dos cenários que levaram ao desenvolvimento da digitalização dos meios de comunicação, a Internet e aos contextos de comunicação em rede.
|
4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Manhã e Noite |
2325J-04 |
Roteiro, Produção, Direção e Edição de Vídeo para Youtube (Obrigatória)
Fundamentos básicos da produção de roteiro, assistência, direção e interpretação cênica voltados ao audiovisual nos canais de vídeo digital, a partir de leituras teóricas e de atividades práticas visando a compreensão das possibilidades expressivas de atores. Noções de edição e produção de produtos audiovisuais no Youtube.
|
4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Noite |
97104-02 |
Hiperlink
Características do jornalismo no ambiente da Internet. Elementos básicos da conexão entre páginas e outros espaços editoriais. Recombinações digitais na construção de narrativas jornalísticas. Convergência de mídias e linguagens. Disciplina de caráter teórico-prático.
|
2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Manhã e Noite |
97108-02 |
Imagem no Jornalismo |
2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Manhã e Noite |
2325H-04 |
Influenciadores e Estratégias de Marketing
Discute o cenário atual e o ecossistema de influência e de capitais sociais de redes sociais a partir de uma perspectiva teórica. Propõe análise das práticas e usos de influenciadores nas estratégias de marketing digital, bem como desenvolver e mensurar resultados de estratégias utilizando influenciadores digitais.
|
4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Noite |
|
Total
|
12 créditos
|
180 horas
|
|
|
Codicred |
Nome da disciplina |
Créditos |
Carga horária |
Oferta |
Turno |
2323E-02 |
Fundamentos do Audiovisual
Estudo da origem, da história e dos desdobramentos contemporâneos das tecnologias para registro, edição e exibição de imagens e sons, contemplando o cinema, a televisão e o vídeo. A combinação de imagens em movimento e sons. Elementos narrativos, códigos e processos de constituição das diferentes mídias audiovisuais. Introdução aos elementos de linguagem dos meios audiovisuais suas evoluções e derivações. Fundamentos da linguagem cinematográfica como matriz da expressão audiovisual.
|
2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Manhã e Noite |
23149-02 |
Cultura Digital
Introdução aos conceitos e elementos da cultura digital aplicados ao campo da comunicação. Estudo sobre fundamentos, princípios e lógicas dos cenários que levaram ao desenvolvimento da digitalização dos meios de comunicação, a Internet e aos contextos de comunicação em rede.
|
2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Manhã e Noite |
2325J-04 |
Roteiro, Produção, Direção e Edição de Vídeo para Youtube
Fundamentos básicos da produção de roteiro, assistência, direção e interpretação cênica voltados ao audiovisual nos canais de vídeo digital, a partir de leituras teóricas e de atividades práticas visando a compreensão das possibilidades expressivas de atores. Noções de edição e produção de produtos audiovisuais no Youtube.
|
4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Noite |
2325H-04 |
Influenciadores e Estratégias de Marketing
Discute o cenário atual e o ecossistema de influência e de capitais sociais de redes sociais a partir de uma perspectiva teórica. Propõe análise das práticas e usos de influenciadores nas estratégias de marketing digital, bem como desenvolver e mensurar resultados de estratégias utilizando influenciadores digitais.
|
4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Noite |
|
Total
|
12 créditos
|
180 horas
|
|
|
Como se inscrever
Alunos PUCRS
No portal de matrículas, o aluno deverá procurar o conjunto Certificações de Estudos e selecionar as disciplinas para compor a sua grade de horários. As inscrições acontecem durante o período de matrículas.
Público geral
Alunos de pós-graduação da PUCRS,
alumni e diplomados de outras instituições também podem se inscrever. A inscrição deve ser realizada na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do campus, e está condicionada à disponibilidade de vagas.
Conheça as Certificações de Estudos da PUCRS
Ao cursar disciplinas que compõem uma certificação de estudos, você tem a possibilidade de aprender novos conhecimentos de áreas diferentes e se preparar para novos mercados e desafios profissionais do futuro. Ao final da graduação você será bacharel ou licenciado no seu curso com certificação de estudos na área que desejar. As certificações de estudos compõem a Trajetória Acadêmica Aberta proposta a partir do movimento PUCRS 360°.
Conheça todas as Certificações de Estudos oferecidas pelas escolas da PUCRS, escolha as opções disponíveis no processo de matrícula e complemente a sua formação.