Análise de dados públicos é tema de projeto em parceria com universidade da Alemanha

Aulas em inglês aconteceram simultaneamente com a utilização de ferramentas digitais

25/11/2019 - 15h56
2019_11_25_conferencia_famecos__foto_Diego_Freitas_Furtado2

Foto: Diego Freitas Furtado

O programa Intercultural Math & Data Reporting, que teve início em outubro, foi concluído e realizado de forma inédita e independente, tendo como foco a análise de dados públicos. A iniciativa se inspirou em redações que contratam cientistas de dados para colaborar com o jornalismo. Estiveram envolvidos alunos da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e da Escola da Humanidades da PUCRS, além de estudantes da pós-graduação em Matemática da Universidade de Potsdam (UniPotsdam), na Alemanha. A última aula ocorreu no dia 11 de novembro.

O projeto foi conduzido pelas professoras Ana Cecilia Nunes (PUCRS) e Claudia-Susanne Günther (UniPotsdam), e as aulas foram realizadas de forma simultânea, em inglês, utilizando ferramentas digitais para a interação dos participantes. Divididos em grupos, os estudantes precisaram compreender determinados aspectos do Brasil a partir de bases de dados públicas sugeridas pelas professoras.

Conforme a estudante do 8º semestre de Jornalismo, Marina Gil, essa foi uma oportunidade de entender melhor como os dados podem contribuir para o jornalismo. “Eles [estudantes da UniPotsdam] nos explicaram algumas coisas, como a importância de definir perguntas para o material, por exemplo. Foi interessante, porque não tínhamos muita noção de como trabalhar com isso”, conta.

A expectativa é de que o projeto passe a fazer parte da disciplina Data reporting and visualization applied to the Brazilian context, ministrada na Famecos pelo professor Marcelo Fontoura. A inclusão da atividade no currículo, no entanto, só poderá ser confirmada nos próximos meses, dada a necessidade de correspondência do período letivo das duas universidades.

“Projetos como este é o combustível para os alunos no seu processo de formação. Além da experiência de trabalho, a vivência com alunos estrangeiros, de língua e áreas diferentes, é um fator que o estudante só conseguiria estando no pais parceiro”, destaca o coordenador do curso de Jornalismo, Fabian Chelkanoff.

Na Alemanha, o projeto ganhou um prêmio chamado de E-Learning-Award, promovido da própria universidade alemã, na categoria Boas Práticas, que destaca os melhores seminários baseados em mídia digital. Concedido no dia 14 de novembro, a premiação foi de 5 mil de euros que será investida em atividades desta iniciativa entre PUCRS e UniPotsdam.

Desafios na comunicação foram contornados pelos participantes

2019_11_25_conferencia_famecos__foto_Diego_Freitas_Furtado

Foto: Diego Freitas Furtado

Para Ana, um dos desafios foi pensar a comunicação intercultural em uma língua e em áreas do conhecimento diferentes – uma vez que a iniciativa incluía alunos brasileiros, do Jornalismo e de Letras; e alemães, da Matemática. Segundo a professora, a iniciativa ainda vale como uma experiência internacional sem sair do País. “Em todas as aulas, nós íamos para a Alemanha e enfrentávamos as mesmas barreiras que iríamos enfrentar presencialmente, tanto linguística quanto de temas”, comenta.

A dificuldade inicial na comunicação também foi mencionada pela estudante Gabrielle Barroca Cruz, do 3º semestre de Jornalismo. Porém, o desafio foi superado: “Acho que toda a experiência com pessoas de fora do nosso grupo social ou do lugar onde vivemos pode ser proveitosa, pois conhecemos novos olhares e diferentes visões do mundo”, relata.

O fato de os estudantes terem línguas nativas diferentes foi visto com algo construtivo para Claudia-Susanne. Como seus alunos almejam lecionar matemática, ela considera a experiência um diferencial. Isso porque a Alemanha recebe muitos estudantes de outros países, e frequentemente os educadores se deparam com o desafio de ensinar para alunos que falam originalmente diferentes idiomas. “Acredito que essa experiência deixará os estudantes mais conscientes e sensíveis em relação à importância das habilidades de linguagem”, aponta.

Próximos passos

A partir do projeto Intercultural Math & Data Reporting, um artigo está sendo produzido pelas professoras, abordando como novas metodologias de ensino podem ser pensadas a partir do uso de ferramentas digitais e da interculturalidade. A ideia é pensar o que ainda pode ser melhorado e divulgar a iniciativa, a fim de inspirar outras ações semelhantes. Para o próximo semestre letivo, o projeto deve passar a fazer parte da disciplina Data reporting and visualization applied to the Brazilian context, ministrada na Famecos.