“A formação me possibilitou ter orgulho da minha trajetória profissional”

Laura Paré conta como a aproximação com o mercado de trabalho ao longo da graduação contribuiu para que atingisse seus objetivos de carreira como jornalista

19/08/2021 - 15h10
A formação me possibilitou ter orgulho da minha trajetória profissional - Laura Paré conta como a aproximação com o mercado de trabalho ao longo da graduação contribuiu para que atingisse seus objetivos de carreira como jornalista

Laura Paré encontro na publicidade novos caminhos para atuar como jornalista / Foto: Camila Cunha

O conceito de sucesso é relativo. Segundo o dicionário é a “consequência exitosa, positiva, resultado feliz, projeto bem-sucedido”. Para quem ingressa na graduação, a ideia de chegar ao final do curso escolhido com habilidades voltadas à empregabilidade, uma trajetória profissional pautada em propósito, e maior autoconhecimento é um salto gigante rumo à realização. A jornalista Laura Paré, garota-propaganda que você já viu ou ainda vai ver na tela inicial do Moodle da PUCRS, tem alguns aprendizados sobre carreira para compartilhar.

Formada em Jornalismo pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Laura teve a oportunidade de se tornar a primeira pessoa da sua família a ingressar no ensino superior, graças ao ProUni, o Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação. Com a bolsa integral, ela pôde vislumbrar um futuro que tinha – literalmente – a sua cara. 

Ela, que sempre imaginou que seria a “próxima Glória Maria” da televisão, trabalhando em frente às telinhas, descobriu logo no começo da graduação que não era isso que queria. Com a possibilidade de experimentar diferentes formas de atuação e conhecer profissionais renomados de todas as áreas durante a formação, Laura acabou se apaixonando pela Publicidade. 

Como ter o maior número de experiências possível dentro do Jornalismo? 

A formação me possibilitou ter orgulho da minha trajetória profissional - Laura Paré conta como a aproximação com o mercado de trabalho ao longo da graduação contribuiu para que atingisse seus objetivos de carreira como jornalista

A jornalista é formada pela Famecos e pós-graduando em Direitos Humanos pelo PUCRS Online / Foto: Camila Cunha

A jornalista tinha uma missão: descobrir do que ela não gostava. “Eu sempre pensei como que eu poderia ter o maior número de experiências possível dentro do meu curso. Então eu consegui identificar no meu primeiro estágio, em assessoria de imprensa, que também não era aquilo que eu gostava”. Mas ela ainda sentia que precisava testar coisas diferentes e deu o próximo passo. 

E logo ao entrar em uma grande agência de publicidade de Porto Alegre, Laura, em suas palavras, “se encontrou”, permanecendo por quase quatro anos na mesma empresa: “Eu vi que, apesar de estar realizando uma formação em Jornalismo, eu poderia trabalhar com Publicidade também, entendendo que a área da comunicação tem migrado cada vez mais para um modelo integrado”. 

Depois desse emprego Laura já teve outras oportunidades, que a proporcionam também novas experiências e até um outro estilo de vida. Atualmente ela é pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS e atua atendendo grandes clientes da indústria de cosméticos e cuidados pessoais, em outra agência conhecida nacionalmente. 

Mais do que uma carreira, uma jornada com propósito 

Para Laura, as experiências acadêmicas reverberam no futuro de diferentes formas, por isso defende a importância da qualificação profissional. Mas ela também enfatiza que cargos e salários são apenas uma parte da importante equação da vida, à qual também devem se somar os pesos de trabalhar com o que gosta, ter realização pessoal e propósito:  

“Eu confesso que a minha trajetória profissional é algo que me dá muito orgulho. Porque quando entrei na PUCRS eu trabalhava como vendedora, atuei em duas lojas, e na Universidade, ao longo dos semestres, eu tive a oportunidade de conseguir ingressar na minha área. Essa não é uma realização só minha, mas sim de toda a minha família e de outras pessoas que têm origens parecidas com as nossas”. 

Laura acrescenta que é fundamental começar a graduação com a mente aberta. “Eu entrei com várias certezas e logo de cara vi que tinha outras 99 possibilidades. O estágio, por exemplo, é um dos melhores períodos para aprender, desenvolver-se e descobrir o que você gosta muito de fazer e o que não quer fazer depois de se formar, o que é tão importante quanto”, revela. 

Trajetória profissional, incentivos educativos e possibilidades de um futuro brilhante 

A formação me possibilitou ter orgulho da minha trajetória profissional - Laura Paré conta como a aproximação com o mercado de trabalho ao longo da graduação contribuiu para que atingisse seus objetivos de carreira como jornalista

Laura teve a oportunidade se tornar a primeira pessoa da sua família a ingressar no ensino superior graças ao ProUni / Foto: Camila Cunha

Já formada, Laura ensina que “a gente precisa olhar para o percurso na graduação por inteiro, aproveitando todas as possibilidades” e lista algumas formas de atingir seus objetivos após a graduação: 

  • Mesmo sem bolsa, ainda é possível: nem todos os candidatos e candidatas ao Enem conseguem ganhar bolsas integrais para estudar (como as do ProUni). Algumas universidades, como a PUCRS, oferecem diferentes modalidades de crédito educativo para financiar o curso ou pagar uma parte do valor após receber o diploma. São os casos da historiadora Elisa Ribeiro e da futura médica Aline Sartori, que utilizaram o Proed. 
  • Saiba pedir ajuda: o primeiro contato de Laura com o mercado publicitário aconteceu graças a indicação de um professor, que acabou se tornando gestor e, posteriormente, um amigo. Exemplo de que muitas vezes as relações que surgem durante essa fase duram a vida toda. Outra possibilidade é recorrer ao PUCRS Carreiras, que presta assessoria profissional gratuita a estudantes da Universidade e também conecta a diversas vagas efetivas e de estágio. 
  • Personalize o seu currículo: ao entrar na primeira agência, Laura conta que não se sentiu em um ambiente totalmente estranho. O “segredo” foi aproveitar a Trajetória Acadêmica Aberta, que possibilita aprender com outras áreas do conhecimento e fazer certificações adicionais durante a formação. Assim, ela cursou disciplinas como as de Influenciadores e Estratégias de Marketing, Tendências de Comportamento e Mercado e Moda, Identidade e Mercado, que compõe a certificação de Conteúdo e Divulgação de Moda e a deram um bom embasamento.  

Hoje Laura considera que ter contato com a estrutura da PUCRS, que vai muito além do Campus, é um diferencial em seu currículo. “As pessoas reconhecem o valor de estudar aqui, como um todo. De fato, hoje isso impacta nas minhas experiências, tanto em estágio quanto agora depois de formada. É um tipo de ‘selo’ que faz a diferença para o resto da vida”. 

A PUCRS já formou mais de 170 mil profissionais nos seus mais de 55 cursos de graduação e se consolidou como referência em empregabilidade e incentivo a qualificação profissional. Ingresse no seu curso dos sonhos e vislumbrar um novo futuro: conheça os cursos da PUCRS!

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas