Prepare-se para mostrar ao mundo qual o seu propósito

Trilha desenvolvida pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo de Inovação da PUCRS incentiva estudantes na descoberta do propósito em formato de game

30/08/2021 - 16h18

Trilha da Descoberta do Propósito, Idear, empreendedorismo

*Atenção, vagas esgotadas! Deseja participar? Inscreva-se na lista de espera.

Você acorda misteriosamente em uma ilha deserta, sem saber o que aconteceu. Suas lembranças são fragmentadas. A partir de agora, seu desafio é descobrir suas motivações, objetivos e propósito, para encontrar a si mesmo e desvendar o mistério trabalhando em equipe. Está pronto/a para começar essa experiência? Então, embarque nessa jornada! 

Desenvolvida pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo de Inovação da PUCRS (Idear) em parceria com a Coordenadoria de Graduação Online (PROGRAD-EAD), a Trilha da Descoberta do Propósito está com inscrições abertas até o dia 10 de setembro para alunos e alunas de todos os cursos de graduação da Universidade. Em formato de game, a aventura de aprendizado é uma experiência interativa e inovadora e pode contar como 20 horas complementares.

Se você não é aluno/a da PUCRS, ou faz parte de outro programa de ensino da Instituição, você pode deixar registrado aqui seu interesse em participar assim que houver disponibilidade. 

“Na Trilha, os estudantes passam a refletir sobre como podem se tornar profissionais propositivos e gerar impacto na sociedade. A intenção estratégica dessa ação é que quando falamos de propósito, estamos falando de escolhas. É muito importante que nossos estudantes tenham em suas carreiras significados para sua vida pessoal e que possamos formar cidadãos com propósito”, destaca a professora Naira Libermann, coordenadora do Idear. 

Os caminhos  

É importante lembrar que empreender não é apenas abrir um negócio, mas sim promover um impacto positivo na sociedade! Empreender é ser capaz de identificar oportunidades e propor soluções, com a criação de produtos, serviços ou projetos para resolver problemas do mundo. A materialização do empreendedorismo pode ser a criação de empresas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ou projetos de inovação dentro das organizações já existentes. Mas em todas essas possibilidades, a premissa sempre será a mesma: gerar valor para as pessoas e para o mundo. E para isso, entender o que faz seu olho brilhar é o primeiro passo. 

A Trilha da Descoberta do Propósito acontece de forma online, com acesso pela plataforma Moodle. Para iniciar a jornada, cada estudante poderá criar seu próprio avatar, buscando definir a identidade ao chegar na ilha. Dividida em cinco fases, a experiência é recheada de desafios que estimulam o desenvolvimento de competências empreendedoras e a descoberta do que faz seu coração bater mais forte.  

Durante a jornada, você poderá percorrer cada capítulo quando e onde quiser, com até dois meses para concluir o caminho. Além da aventura assíncrona, também serão realizados dois encontros ao vivo, via Zoom, para bate-papos sobre a experiência, integração entre os participantes e esclarecimentos de dúvidas. 

Integrante do Idear e uma das responsáveis pelo desenvolvimento da Trilha, a professora Gabriela Kurtz explica que a jornada foi pensada para proporcionar aos estudantes uma experiência inovadora de aprendizagem. “Nos inspiramos nos games e novelas visuais (visual novels), com vários elementos de jogos de RPG (role-playing games, ou jogos de interpretação de papéis) para criar uma narrativa imersiva. Cada participante vai ter a oportunidade de ser protagonista de uma história cheia de mistérios, aventuras e muito autoconhecimento“, destaca. 

As conquistas 

As competências empreendedoras são uma necessidade cada vez maior em todas as áreas e, para quem quer promover impacto social, conquistar essas habilidades é ainda mais imprescindível. Pensando nisso, a Trilha da Descoberta do Propósito também contribui para o desenvolvimento pessoal de quem busca dar um passo a mais nesse caminho. 

Professora do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e integrante do Idear, Roberta Motta aponta as diferentes competências que poderão ser conquistadas ao longo da jornada.  

“Durante a experiência, serão desenvolvidas a auto-observação, a autonomia, a reflexão e o pensamento crítico sobre atitudes, emoções e comportamentos. Além disso, também será exercitado o trabalho colaborativo a partir da interação com outras pessoas e áreas do conhecimento e planejamento estratégico para alcançar metas e objetivos”, comenta Roberta. 

Sobre o Idear 

O Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS fomenta e sensibiliza estudantes, docentes e a comunidade para o empreendedorismo por meio de atividades, eventos, oficinas e maratonas. 

O Idear incentiva a atitude empreendedora interdisciplinar e da inovação com impacto positivo na sociedade. Fazemos isso reunindo todas as áreas do conhecimento em prol da formação de pessoas que proponham soluções que possam mudar o mundo. 

Leia também: Como tirei uma ideia do papel com os caminhos de Empreendedorismo e Inovação 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas