Vestibular 2021: tudo o que você precisa saber sobre o Edital e o Manual do Candidato

Confira materiais que podem auxiliar você durante o processo de ingresso

30/10/2020 - 13h53
Vestibular 2021: tudo o que você precisa saber sobre o Edital e o Manual do Candidato

Foto: Pexels

Se você está se preparando para começar uma nova jornada no ensino superior, é importante saber que existem alguns materiais que podem ajudar no processo de ingresso. Neles, você encontra os principais tópicos para ficar de olho e garantir que tudo saia dentro do planejado. Um desses materiais é o Edital do Vestibular da PUCRS, documento que reúne os principais avisos sobre o processo de ingresso da graduação. Já no Manual do Candidato estão as informações importantes, regras, explicações e algumas dicas. 

As inscrições para o Vestibular devem ser feitas pelo site Estude na PUCRS. Você poderá escolher que a sua avaliação seja realizada pela nota da prova, do Enem ou ambas, considerando sua melhor classificação. O custo de inscrição é de R$ 150 para Medicina e R$ 60 para as demais áreas. 

Também é possível estudar na PUCRS por meio de Transferência, Ingresso de Diplomado, Reingresso e Reopção. Confira os benefícios e bolsas disponíveis para as duas primeiras opções de ingresso, como isenção da matrícula e curso de extensão gratuito. 

Atenção aos itens mais importantes abordados no Edital e no Manual do Candidato: 

Distribuição das vagas 

50% das vagas oferecidas serão destinadas para ingresso via redação online, com exceção de Medicina, que fará a prova presencialmente. Os outros 50% são reservados para quem escolher utilizar a nota do Enem. 

Aproveitamento do Enem 

É necessário ter alcançado pelo menos 400 pontos e não ter zerado a redação. São aceitos os exames de 2011 a 2019. Para Medicina são 600 pontos e as provas válidas são as entre 2016 e 2019. 

Classificação 

Será realizada de acordo com as notas mais altas. Se necessário, o desempate será feito com base nos quesitos conteúdo e estrutura e, no caso de Medicina, a partir da média harmônica das notas. 

Para quem optou pelo Enem, o desempate será feito com as notas das provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. E, para Medicina, com as notas das provas de redação, Língua Portuguesa e Matemática. 

Estrutura da prova de vestibular 

PUCRS abre inscrições do Vestibular com dois novos cursos de graduaçãoNa prova de redação online candidatos e candidatas precisarão elaborar um texto dissertativo com clareza, coesão, coerência e consistência, respeitando a norma culta da língua portuguesa. O tamanho deve ter entre 250 e 350 palavras. 

Já a prova presencial, exclusiva para Medicina, será composta por núcleos de: Linguagens e Matemática (redação e 30 questões de múltipla escolha de inglês ou espanhol, matemática e português), Ciências da Natureza (20 questões múltipla escolha de Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (20 questões múltipla escolha de Literatura, História e Geografia). 

Duração da prova 

A prova online acontece no dia 6 de dezembro, às 15h, e tem a duração de 1h ininterrupta. Já a prova presencial, somente para Medicina, acontece no dia 5 de dezembro, sábado, das 13h às 18h30min, totalizando 5h30min.  

Segurança durante a prova 

A plataforma que será utilizada durante a prova online conta com mecanismos de segurança para evitar fraudes. Entre eles: plug-in; gravação de tela; vigilância online por inteligência artificial e por um humano; gravação do vídeo, som e tela do participante e processo de autorização para início da prova. 

É necessário acessar o sistema pelo menos 20 minutos antes do horário da prova para realizar a captura de imagem do rosto do candidato ou candidata e dos documentos de identificação. Serão aceitos Carteira de Identidade, Registro de Identidade Civil (RIC), Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte e, em caso de estrangeiros/as, o visto também vai valer. O documento escolhido precisa estar dentro da validade e conter foto. 

Para realizar a prova presencial participantes terão a temperatura conferida antes do início do exame. Quem estiver acima de 37,8ºC não poderá participar. O uso da máscara é obrigatório no local da prova, sendo permitida a remoção apenas para o consumo de água ou alimentos. 

Divulgação dos resultados 

Fique de olho nos canais oficiais da PUCRS para conferir a lista de classificados e classificadas no Vestibular 2021. 

Provas, gabaritos, Edital e Manual do Candidato 

Você também pode estudar utilizando as provas e gabaritos de vestibulares anteriores. Acesse neste link. 

Em caso de dúvidas, confira essas e outras informações no Manual do Candidato (Medicina e outros cursos) e no Edital (Medicina e outros cursos). 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas