É possível realizar mestrado ou doutorado em área diferente da graduação?

Pós-graduação pode expandir a formação para áreas além da estudada durante o curso de graduação

02/10/2020 - 17h15
Estudante, mestrado, doutorado

Realizar mestrado ou doutorado em uma área diferente da graduação é uma oportunidade de adquirir conhecimentos completares / Foto: iStock

Sim, é possível ingressar em uma formação stricto sensu em uma área que não é mesma da sua graduação. Realizar mestrado ou doutorado em uma área diferente, além de ser uma oportunidade de adquirir conhecimentos completares, também pode ser um diferencial para a carreira. Esse foi o caso de Henrique Helms, alumni de Ciências Aeronáuticas que decidiu ingressar noPrograma de Pós Graduação em História, da Escola de Humanidades, para estudar a influência da aviação na proliferação dos vírus. 

Leia também: O segredo do futuro pós-pandemia pode estar em rotas do passado 

Para ingressar em um curso de mestrado ou doutorado em uma área diferente da graduação, o primeiro passo é estar atento aos editais de seleção dos Programas de Pós-Graduação para conhecer quais áreas são estudadas e identificar quais formações são aceitas para a candidatura. Alguns PPGs exigem formação específica em uma determinada área do conhecimento, outros são mais abrangentes. Se a sua formação estiver dentro das áreas permitidas para o ingresso no PPG da sua escolha, basta se candidatar normalmente. É importante saber que você não terá desvantagens no processo seletivo por ter realizado a graduação em outra área. 

Leia também: Mestrado e doutorado: desvende o edital e entenda o processo seletivo 

Como se preparar para o ingresso  

Estudante, mestrado, doutorado

Buscar informações sobre os docentes e as estruturas de pesquisa favorece a aproximação com o PPG escolhido / Foto: iStock

Uma das formas de se aproximar dos temas estudados nos PPGs é buscar informações nas páginas dos programas. Além de dados gerais, elas também apresentam o corpo docente e as estruturas de pesquisa (grupos, laboratórios, núcleos e centros) vinculadas aos professores que atuam no PPG. Conhecer em mais detalhes o tipo de pesquisa que é conduzida pelos pesquisadores nas referidas estruturas permite que você adquira maior familiaridade com a área que ingressará. Se apropriar desses conhecimentos também favorece a construção do projeto de pesquisa. 

Leia também: Mestrado e doutorado: no projeto de pesquisa, conte o que você pretende estudar 

Essa aproximação ainda auxilia o processo de identificação dos docentes que realizam estudos em temas que você possui interesseO contato com esses professores pode ser estabelecido via e-mail e posteriormente evoluir para uma ou mais entrevistas, em que o candidato e o pesquisador avaliarão se existe interesse mútuo em prosseguir com a elaboração de uma candidatura. 

Leia também:Como escolher quem vai te orientar no mestrado ou doutorado?

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas