5 dúvidas sobre a volta às aulas presenciais na PUCRS

Início do semestre 2022/1 na Universidade acontece no dia 02/03 com reforço dos protocolos sanitários

17/02/2022 - 17h36
volta às aulas presenciais

Foto: Camila Cunha

A partir do dia 2 de março a PUCRS retornará com atividades 100% presenciais em todos os cursos de graduação. A Universidade se prepara para a retomada da presencialidade com protocolos sanitários reforçados, o corpo técnico e docente imunizado e o olhar atento de um comitê de especialistas que acompanha diariamente os desdobramentos da pandemia. Com o avanço da vacinação em todos os públicos, a retomada presencial com segurança visa atender as necessidades da maior parte dos estudantes e proporcionar que alunos e alunas possam contar com toda a estrutura da PUCRS. 

Para você se preparar para esse novo semestre de reencontros, respondemos cinco dúvidas sobre a volta às aulas na PUCRS. Confira:

1. Como será a retomada presencial?

No início da pandemia a Universidade se adaptou ao modelo online e híbrido, garantindo uma rápida resposta para os estudantes. Agora, neste retorno, a qualidade do ensino presencial será potencializada pelas ferramentas e ambientes digitais, que seguirão presentes no dia a dia, aprofundando os aprendizados da sala de aula.  

Para promover um retorno amparado pelos serviços e estrutura do Campus, a Universidade disponibiliza benefícios exclusivos para alunos e alunas: 

  • Saúde e bem-estar: orientação psicossocial, escuta e acompanhamento gratuitos, 10 dias de experimentação gratuita na academia do Parque Esportivo e até 15% de desconto em exames selecionados no Hospital São Lucas da PUCRS;  
  • Futuro profissional: consultoria de carreira e oficinas de inserção no mercado de trabalho, assessoria gratuita de empreendedorismo e inovação e acesso gratuito ao Coworking do Tecnopuc; 
  • SOS Estudos: ferramentas e oportunidades para dar suporte à sua trajetória acadêmica. Entre as vantagens está o acesso gratuito ao Pacote Office 365 durante todo o período de graduação; 
  • Viva mais o Campus: estabelecimentos e serviços com descontos que facilitam seu dia a dia. 

Confira todos os benefícios e diferenciais da PUCRS.

2. Quais serão os protocolos para o retorno seguro ao Campus?

O reforço aos protocolos de saúde é constante. O uso de máscara no Campus é obrigatório. Dispensers de álcool gel estão disponíveis em todos os ambientes, a higienização dos espaços é realizada com frequência e a priorização da ventilação natural (portas e janelas abertas) é adotada sempre que possível.  

A Universidade também continuará monitorando casos suspeitos, conforme os fluxos previstos no plano institucional de prevenção e gestão de riscos para Covid-19. O Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação permanece ativo, assim como o Comitê Institucional dedicado a acompanhar e deliberar sobre tudo que envolve a pandemia. 

Confira todos os protocolos de Atuação da PUCRS.

3. O que devo fazer caso apresente sintomas de Covid-19?

Caso apresente sintomas de síndrome gripal*, o/a aluno/a deverá ser afastado/a imediatamente das atividades acadêmicas, informar a secretaria do curso e buscar atendimento médico. O retorno às atividades presenciais será autorizado somente após o resultado do teste negativo para o Covid-19 ser enviado para a secretaria da Escola. 

Estudantes com teste positivo para Covid-19 devem permanecer afastados das atividades presenciais e em isolamento até receber autorização médica para retornar à rotina normal. A Escola fará o acompanhamento do/a estudante durante sua recuperação.

*Sintomas de síndrome gripal: desconforto respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória. 

4. A PUCRS exigirá passaporte vacinal?

Felizmente estamos em uma região em que houve grande adesão à vacinação. Nosso corpo técnico e docente está vacinado e seguimos incentivando a vacinação dos estudantes. A Universidade segue as determinações do poder público Estadual e Municipal, que no atual momento não preveem essa exigência a exigência do passaporte vacinal ou testagem nos ambientes de ensino. Sendo assim, não há previsão de adoção dessas medidas, mas o Comitê Institucional segue atento às futuras deliberações governamentais nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

5. Como será o funcionamento dos serviços?

Os horários de atendimento e contatos dos serviços e unidades da Universidade podem ser acessados clicando aqui. 

Bônus: Por que é importante se vacinar? 

Selecionamos uma série de conteúdos que destacam a relevância da vacinação. Confira! 


Leia Mais Veja todas