Você conhece as vantagens de aprender novos idiomas online?

Atividades remotas são ideais para quem prioriza praticidade e aulas dinâmicas

05/03/2021 - 11h45
Educação impulsiona Porto Alegre como uma das melhores cidades para empreender no País

Foto: Camila Cunha

Dizer que o futuro é híbrido não é nenhuma novidade, assim como se sabe da importância de continuar aprendendo e se adaptando aos novos cenários. E isso se confirma ainda mais na opinião de quem precisou lidar com mudanças em meio à pandemia da Covid-19. Entre estudantes de diferentes países, 90% afirmam que o ensino remoto veio para ficar. Quem busca praticidade e comodidade pode aproveitar os últimos dias de inscrições para as turmas online de conversação do Centro de Idiomas da PUCRS (Lexis), que começam em março. 

Outra percepção em países como Brasil e Índia é de que a educação está se tornando cada vez mais personalizável, segundo uma pesquisa da Pearson, empresa britânica de aprendizagem. A segunda edição da Global Learner Survey mostrou que 90% acreditam que o ensino remoto fará parte da realidade de estudantes dos níveis fundamental, médio e superior e que as pessoas precisarão assumir maior responsabilidade sobre o que aprendem para suas carreiras. 

Para saber como aproveitar as aulas online ao máximo, confira vantagens indicadas por Janaína Baladão e Regina Kohlrausch, coordenadoras do Lexis e professoras da Escola de Humanidades da PUCRS: 

  • Praticidade e flexibilidade: a modalidade online permite que você economize tempo e tenha mais liberdade para organizar seus estudos, além de poder assistir às aulas de qualquer lugar. 
  • Bom para você e para o seu bolso: cursos online costumam ser oferecidos por valores mais em conta e disponibilizarem outros incentivos financeiros. No caso do Lexis, você garante 50% de desconto nas inscrições antecipadas. 
  • Conhecer novas pessoas e culturas: nas aulas online você pode conhecer colegas de outras cidades, estados e até mesmo do exterior. E essa diversidade de bagagens culturais e costumes permite que as trocas sejam muito mais ricas. 
  • Aprendizado além da sala de aula: as aulas são síncronas, o que permite interação em tempo real com o/a professor/a. Além disso, você terá acesso às aulas gravadas e a atividades extraclasse e materiais de apoio que lhe permitirão aprofundar seu conhecimento e pôr em prática o que aprendeu. 
  • Certeza da excelência do ensino: os/as docentes são altamente qualificados/as, com formação acadêmica e ampla experiência no ensino de idiomas.  
  • Muitas possibilidades e garantia de qualidade: além de oferecer oito idiomas, em diferentes níveis, do mais básico ao avançado, assim como disponibilizar turmas com temáticas especiais, o Lexis também garante a emissão de certificados de conclusão para cada nível cursado. 

Desenvolvendo habilidades digitais e comportamentais 

Assim como as atividades físicas ajudam a desenvolver o corpo e a musculatura, exercitar um novo idioma estimula a massa cinzenta do cérebro, responsável pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção, segundo a Fiocruz.   

Livros, idiomas

Foto: Camila Cunha

O estudo da Pearson também revelou que 76% das pessoas no Brasil tiveram de repensar suas carreiras e habilidades durante a pandemia. Globalmente, 89% responderam que precisarão desenvolver mais habilidades digitais, como colaboração virtual, comunicação e análise de dados. 

Leia também: 5 dicas de atividades que auxiliam a desenvolver novos idiomas 

Para se destacar no mercado de trabalho 

Desde 2018, a PUCRS aposta na trajetória acadêmica aberta, com diferentes possibilidades para quem quer personalizar a sua formação. Além das Certificações de Estudo em todas as áreas e disciplinas da pós-graduação que podem ser cursadas ainda na graduação, é possível escolher entre turmas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, russo e mandarim para aprender novos idiomas e se destacar no mercado.

Leia também: Vantagens financeiras e intelectuais de aprender outro idioma