Vivenciando a prática da profissão

Milhares de alunos do Ensino Médio visitam a Universidade no Open Campus

Por: Redação Ascom

16/09/2016 - 17h55

O tour pelo campus da PUCRS seguiu no último dia de atividades do Open Campus PUCRS 2016, com milhares de alunos do Ensino Médio participando de oficinas. A interação com profissionais estimulou o convívio com as mais diversas áreas do conhecimento e a resolução de dúvidas quanto à escolha profissional e às possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

A oficina promovida pelo curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS proporcionou aos estudantes o contato com as atividades práticas que fazem parte do curso desde o 2º semestre. Sob a orientação da professora Janete de Souza Urbanetto e de três alunos do curso, os visitantes aprenderam sobre massagem cardíaca e puderam praticar o exercício nos manequins do laboratório. A professora salientou as áreas de atuação de um enfermeiro, dando destaque às possibilidades de gerenciamento de equipes, assistência direta ao paciente, pesquisa científica e docência.

Já os interessados no curso de Engenharia Civil foram recebidos pelo professor Daniel Hastenpflug na Faculdade de Engenharia (Feng). O docente falou sobre o desempenho dos engenheiros no planejamento, fiscalização e construção de obras. Ele ressaltou, ainda, que o trabalho pode abranger redes de água e de eletricidade e até mesmo projetos de prédios industriais e estádios de futebol. Em seguida, os alunos puderam colocar a mão na massa e construir uma mini parede de alvenaria.

Visitantes também conheceram a Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) e participaram da oficina Quem Sabe Faz ao Vivo: Teus Vídeos no Face e no Youtube, promovida pelo curso de Jornalismo. Após a apresentação do curso pelos professores Marcelo Crispim e Fábio Canatta, os alunos foram desafiados a produzir um vídeo de 1min30s para transmissão ao vivo no Facebook. Com a possibilidade de escolha de tema livre, as alunas Marina Silveira Carvalho e Alice Apellaniz resolveram entrevistar visitantes do campus sobre o tema: o futuro do jornalismo está nas plataformas digitais? De volta ao Prédio 7, os alunos assistiram às transmissões ao vivo de todos os colegas.

Na Faculdade de Direito (Fadir), os futuros universitários lotaram a Sala de Prática Forense do prédio 11. O professor Álvaro Severo instigou os estudantes com questões do dia a dia da sociedade, como ações judiciais que envolvem partilha de bens e união estável. O docente ressaltou, ainda, os intercâmbios oferecidos pela Fadir e as áreas em que o bacharel em Direito pode atuar após a conclusão do curso.

As alunas do Colégio Adventista de Viamão, Eduarda Aguiar e Ana Luiza Rolim, visitaram as oficinas promovidas pela Faculdade de Medicina da PUCRS. Eduarda pretende prestar vestibular para o curso e afirmou que as atividades do Open Campus ajudaram a ter certeza de que essa é a área em que realmente pretende trabalhar.