Centro de Extensão Universitária Vila Fátima recebe destaque no cuidado de hipertensos

Reconhecimento chega após dois anos de parceria entre PUCRS, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Porto Alegre

11/11/2022 - 08h02
Centro de Extensão Universitária Vila Fátima

CEUVF recebe selo PREVINE pelo acompanhamento de hipertensos / Foto: Giordano Toldo

“A pressão é uma questão e venho sendo acompanhada. Tomo remédio a mais de dois anos, pois na época não sabiam bem se era pressão alta ou uma enxaqueca crônica. Eu tinha dores de cabeça diárias, dormência nos lábios, vários fatores, mas o tratamento mesmo só começou há dois anos, incluindo o acompanhamento. Duas vezes na semana eu venho aqui aferir a pressão e ver como está. Aumentei a medicação devido ao tempo, mas no mais está tudo ok”, conta Elisabete Marques Chaves, 42 anos, uma entre centenas de pacientes hipertensos que fazem acompanhamento no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima (CEUVF), no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre.

Com 40 anos de história com a PUCRS e há dois anos em cooperação com o Município de Porto Alegre e a União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA), o CEU Vila Fátima recebeu, em 19 de outubro, destaque no indicador do PREVINE BRASIL, pelo acompanhamento de hipertensos na Região Leste, atendendo cerca de 690 pacientes hipertensos por mês.

A professora adjunta da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e coordenadora de Ensino-Serviço em Saúde/DAA/PROGRAD Andrea Bandeira, destaca que este reconhecimento demonstra o impacto na qualidade da atenção à saúde da população e motiva ainda mais a equipe que vem trabalhando na qualificação do serviço e dos registros nos sistemas de informação. Com a contratualização dos serviços junto à Secretaria Municipal de Saúde, compreende-se que há um grande benefício para a população da região e trouxe um ganho importante para o ensino, pois a Unidade de saúde Vila Fátima se adequa ao modelo de atenção preconizado pela Política Nacional de Atenção Básica e Diretrizes curriculares para os cursos da área da Saúde.

Melhorias no atendimento

Segundo a gerente da unidade e enfermeira Viviani Caroni, este prêmio é resultado do empenho de toda equipe motiva para o alcance dos outros indicadores. “A partir da assinatura do contrato, nós usamos um sistema unificado e o resultado começa a aparecer – antes não aparecia. Agora com o uso do sistema do e-SUS os números começam a aparecer, pois ali são registrados os pacientes hipertensos e todas as aferições realizadas”, explica.

Centro de Extensão Universitária Vila Fátima

O CEUVF está localizado no bairro Bom Jesus e presta serviços à comunidade / Foto: Giordano Toldo

Apenas em 2021 foram mais 35 mil atendimentos registrados e, até o momento, foram 29.329 atendimentos, sendo uma média de três mil atendimentos por mês. Os números falam dos atendimentos de forma geral, pois Viviani ensina que uma das mais importantes mudanças feita no CEU Vila Fátima, além da contabilização, foi deixar para trás o papel de uma clínica com diversas especialidades para tratar somente doenças e questões específicas, adotando nos últimos dois anos um modelo de atenção primária.

“Foi um grande desafio fazer com que todos entendessem esse atendimento compartilhado e tudo que acontece aqui nesse modelo de atenção primária que é a prevenção – onde está inclusa a aferição da pressão arterial pois ela é fundamental para a prevenção das doenças, evitando que o paciente precise chegar até um hospital. Às vezes, na pressão arterial que a gente verifica aqui, já temos um diagnóstico e tratamos precocemente, evitando a internação e problemas futuros”, comenta.

Vila Fátima como Centro de Extensão Universitária

Além dos pacientes e funcionários do local, por mês, uma média de 90 a 100 estudantes da PUCRS cumprem estágio da graduação ou pós-graduação no CEUVF. Além da Medicina, os cursos de Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia e Direito também estão presentes.

A busca por um estágio pode ser uma questão para muitos, especialmente na procura por um lugar que priorize o aprendizado. A estudante do último ano de Medicina Giulia Mota, 24 anos, deu início aos seus estudos na PUCRS através de transferência, quando estava no quarto ano do curso, e está cumprindo seu último mês de estágio no Vila Fátima.

“Esse é meu segundo estágio aqui no Vila Fátima, que é o da medicina de família. Aqui, especificamente, foi um dos meus melhores estágios pois é onde a gente se sente um pouquinho mais médico, atendendo a comunidade. Foi bem interessante fazer meu estágio aqui e por isso eu decidi voltar este mês, em função de ter apreciado a experiência anterior.”

Atenção primária

A gerente da unidade explica que uma das bases do atendimento primário é integrar todas as áreas, percebendo o ser-humano como um todo para ajudá-lo ao tomar conhecimento de uma queixa que talvez não seja a primeira do paciente. Ela cita o exemplo de pessoas que chegam no local apresentando algum problema de saúde e, se em algum momento, em conversa com o/a médico/a, é percebida a necessidade de encaminhamento para uma outra área, o que é realizado dentro da própria unidade.

A senhora Darci, de 66 anos, é um caso de acompanhamento que começou pela hipertensão e depois passou para outras de atuação do Vila Fátima. Darci teve o encaminhamento para diagnóstico e cirurgia de catarata depois de apresentar suas queixas na Unidade de Saúde, e também passou por acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Ela lembra que durante a pandemia de Covid-19, em uma de suas consultas para aferição de pressão, relatou para a médica seu estado de tristeza em função do luto. Desde então ela frequenta o Vila Fátima com regularidade para os dois acompanhamentos.

Centro de Extensão Universitária Vila Fátima

Endereço: Rua Quatorze, 227 – Vila Nossa Sra. de Fátima, Porto Alegre – RS, 91420-742
Dias de funcionamento: segunda à sexta-feira
Horário de atendimento: 8h às 17h