Vice-reitor da PUCRS integra missão da ABRUC no SXSW Edu, em Austin

Missão é composta por representantes de universidades brasileiras que, além de participar do evento, visitarão universidades locais para firmar ações de cooperação internacional

08/03/2023 - 16h07

Foto: Divulgação

Como principal evento de economia criativa e inovação do mundo, o South by Southwest (SXSW) teve sua primeira edição em 1987 e, desde então, vem influenciando o futuro de negócios, das profissões e da educação. Além da participação do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), já tradicional no evento realizado anualmente em Austin, capital do Texas, neste ano o vice-reitor da Universidade, Ir. Manuir Mentges, também integra a missão da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC).  

Além de participar da conferência, os integrantes da missão visitarão universidades locais para conhecer práticas e experiências em diferentes áreas, o que possibilita firmar ações de cooperação internacional. Enfrentar o que está no horizonte da educação e do ensino superior requer definir intenções para o futuro enquanto se faz o melhor também no presente. Na edição 2023, o Festival SXSW EDU, do qual o vice-reitor participará mais ativamente, terá cerca de 400 plenárias e sessões sobre temas diversos, pensados por e para educadores, empreendedores, e pessoas que atuam com inovação na área de educação em todo o mundo.  

“Participar de SXSW EDU é uma oportunidade única para acessar as últimas tendências em educação, além de conhecer outras e novas perspectivas. Isso nos conecta com ainda mais universidades mundo afora e nos inspira para novas ações que possam contribuir com nosso novo ciclo de Planejamento Estratégico, pois buscamos ser uma nova universidade para uma nova sociedade, reconhecida pelo seu impacto e relevância”, destaca Ir. Manuir Mentges.  

Leia também: PUCRS marcará presença no SXSW 2023 

Soluções para uma nova geração de estudantes 

A educação – o aprendizado de forma mais ampla – é uma experiência humana impulsionada pela comunidade em que se está inserido/a e por todas as partes envolvidas no desenvolvimento de uma pessoa. Tem o poder de moldar as gerações futuras e é essencial para a sociedade como um todo. Com essa visão, a programação do SXSW EDU reúne uma comunidade ansiosa para construir entendimento e buscar soluções para a próxima geração de alunos/as e na curadoria de temas desse ano estão: audácia/coragem, imaginação, convergência e evolução.  

SXSW EDU 2022: sinais de um futuro que já chegou  


Leia Mais Veja todas