Prova de redação online teve como tema o benefício de atos de bondade

Relação de aprovados/as para ingressar na PUCRS no primeiro semestre de 2023 será divulgada a partir de 10/11

05/11/2022 - 17h35

Lista de aprovadas e aprovados na prova online de redação do Vestibular de Verão 2023 será divulgada no dia 10 de novembro / Foto: Pexels

A PUCRS aplicou a prova de vestibular online para candidatos/as a vagas em mais de 40 cursos de graduação, de diferentes áreas do conhecimento, neste sábado, 5 de novembro. Quem realizou a prova online também pode participar da programação prevista para o domingo (6), quando acontece o Vestibular de Medicina. O teste de redação teve como tema a indicação de um ato aleatório de bondade.

Para desenvolver o tema, os/as participantes tiveram que indicar um “ato aleatório de bondade”, ou seja, um ato não planejado, provocado pelas circunstâncias, discutindo os benefícios que trará às pessoas envolvidas – quem faz e quem recebe. Os argumentos apresentados deveriam ser baseados em dados da realidade e fatos pertinentes ao tema.

A inspiração para o assunto surgiu de estudos publicados no Journal of Experimental Psychology em agosto, que foi descoberto que as pessoas que realizam atos aleatórios de bondade tendem a subestimar o quanto os destinatários irão apreciá-los

A ideia de que a bondade pode aumentar o bem-estar não é nova. Estudos mostraram que o comportamento pró-social – basicamente, ajudar os outros de forma voluntária – pode ajudar a diminuir o nível de estresse diário das pessoas, e que simples atos de conexão, como enviar uma mensagem de texto a um amigo, significam mais do que muitos de nós imaginamos (trecho editado de: PEARSON, Catherine. As pessoas não imaginam o poder dos seus atos de bondade, aponta estudo. Disponível neste link).

“O vestibular de verão 2023, modalidade online, encerrou neste momento e foi realizado com êxito. Desejo sucesso a todos que realizaram a prova. Amanhã temos mais uma etapa do Vestibular de Verão 2023, com a prova de Medicina aplicada presencialmente em nosso Campus e uma programação especial para quem quer conhecer mais sobre a PUCRS”, comenta a diretora acadêmico administrativa Ana Cristina Benso da Silva.

O listão de aprovadas e aprovados será divulgado no dia 10/11, em ordem alfabética, no site www.pucrs.br/estudenapucrs/vestibular. Estudantes aprovados serão avisados por e-mail e a universidade divulgará o resultado simultaneamente em seus canais oficiais, assim como informações sobre o procedimento de matrícula.

A prova foi aplicada por meio de um ambiente virtual composto de robusto sistema antifraude da Mercer, empresa americana reconhecida pelos recursos tecnológicos de segurança para processos de avaliação remotos. Com o uso de inteligência artificial, a plataforma oferece um ambiente de controle de navegação que impede consultas a outros navegadores e softwares durante a prova e o chamado proctoring online, que identifica comportamentos irregulares com alta precisão.

Os critérios de avaliação da redação são os mesmos utilizados em uma prova presencial: conteúdo, estrutura e expressão linguística da dissertação do candidato. Além disso, a redação deve seguir as normas estabelecidas no manual do candidato, ter entre 250 e 350 de palavras, ser escrita em língua portuguesa e seguir o tema proposto.

Vestibular Complementar

A professora Ana também aproveita para lembrar que os/as candidatos/as que não conseguiram realizar a prova hoje (5), por qualquer motivo, têm a chance de participar novamente no dia 8 de dezembro, através do Vestibular Complementar. As inscrições iniciam no dia 11 de novembro e os candidatos inscritos no vestibular principal estão isentos da taxa de inscrição.

Confira as próximas datas importantes:

Listão: 10/11, no site

Matrículas: 16 e 17/11

Inscrições para Vestibular Complementar: a partir do dia 11/11

Prova do Vestibular Complementar: 08/12

O exame para candidatos ao curso de Medicina acontece presencialmente neste domingo (6), das 13h às 18h30.

Candidatos que tenham quaisquer dúvidas podem contatar o Hub de Relacionamento da PUCRS pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 98443-0788. Informações sobre os cursos, possibilidades de bolsas e financiamento também estão disponíveis no site ou pelo telefone (51) 2101.0110.