Vestibular 2023: confira o passo a passo para realizar o novo modelo de prova 

Novo formato busca oferecer mais flexibilidade e autonomia para os/as candidatos/as

21/12/2022 - 16h00

Vestibular da PUCRS 2023O dia da prova do Vestibular é um momento marcante na vida de quem sonha em ingressar na Universidade. Quando o formato da prova é online, além de estudo e preparo, os/as candidatos precisam se instalar em um ambiente tranquilo, que proporcione calma, estabilidade e concentração. Para tornar a experiência do Vestibular da PUCRS ainda mais compatível com a realidade das pessoas, a Universidade investiu em uma série de atualizações no modelo de prova. Confira! 

O que muda a partir de agora? 

O Vestibular da PUCRS continua sendo uma redação online. A partir de agora, o que muda é a forma que você acessa a avalição. Funcionará assim: a prova estará disponível durante 24 horas, das 12h do primeiro dia às 12h do segundo dia. No entanto, o período para realizar a prova segue sendo de uma hora ininterrupta, ou seja, a partir do momento em que você escolher iniciar a redação, terá uma hora para encerrar e enviar a avaliação. 

“Essa atualização busca trazer maior flexibilidade e autonomia aos/às candidatos/as que irão realizar a prova. Isso porque agora é possível escolher o melhor horário do seu dia para acessar o teste. Além disso, os critérios de avaliação e o sistema de segurança do Vestibular PUCRS seguem mantidos”, destaca Adriana Kampff, pró-reitora de Graduação e Educação Continuada.  

Neste novo formato, não haverá simulado. Mas fique tranquilo/a! Você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre como acessar a plataforma antes da prova nos nossos canais de atendimento, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

Como será a prova de redação online? 

A redação segue sendo realizada por meio de uma plataforma, que você poderá acessar no dia da prova. Todo o período do teste será gravado e todas as ações do/a candidato/a durante a prova serão registradas. Então, as imagens serão submetidas à análise de software de monitoramento com inteligência artificial para detecção de fraudes. 

Leia também: 5 dicas de como se preparar para fazer a prova online do Vestibular 

Antes de iniciar a prova, você deve ficar atento/a aos requisitos técnicos exigidos para a realização do teste, como: portar um computador desktop ou notebook com sistema operacional Windows 7 ou superior e navegador Mozilla Firefox 68 ou superior, teclado português (Brasil ABNT ou ABNT 2), webcam e microfone. Confira todas as informações do edital no site. 

Caso você perca o prazo da prova ou enfrente qualquer problema técnico durante o teste, é possível entrar em contato com a equipe de atendimento e receber todo o suporte necessário. Lembrando que o atendimento para apoio na realização da prova online funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.  

Confira o passo a passo para realizar a prova online:

Tenho necessidades específicas, como devo proceder? 

Você pode solicitar atendimento específico para a realização das provas pelo e-mail [email protected] até o último dia de pagamento da inscrição. No e-mail, é necessário formalizar sua solicitação e apresentar laudo recente (máximo 12 meses), emitido e assinado por especialista credenciado no Conselho Regional de Medicina (CRM). O documento original deverá ser apresentado no dia de realização da prova. 

Quero ingressar na PUCRS em 2023, ainda dá tempo? 

Sim! Você pode se inscrever no Vestibular Complementar até o dia 22 de dezembro pelo site Estude na PUCRS. A prova online poderá ser realizada entre os dias 4 e 5 de janeiro. Aproveite as novidades do novo modelo e ingresse em uma das melhores universidades da América Latina em 2023.

REALIZAR A INSCRIÇÃO


Leia Mais Veja todas