6 universidades para estudar com o Programa de Mobilidade Acadêmica

Programa oferece aos alunos a possibilidade de estudar no exterior por um ou dois semestres

25/08/2022 - 17h01
mobilidade acadêmica

Foto: Giordano Toldo

Ainda dá tempo de se inscrever no Programa de Mobilidade Acadêmica e vivenciar uma experiência internacional durante a graduação! O edital 2 está com inscrições abertas até o dia 1º de setembro para 124 vagas em 12 países. Quer estudar no exterior, mas não sabe onde? Listamos seis universidades conveniadas com a PUCRS em diferentes países pra te ajudar a decidir: 

1) University of Vechta, Alemanha 

A Universidade de Vechta existe desde 1830, com o estabelecimento de uma escola destinada à educação de professores primários para o Grão-Ducado de Oldemburgo. Sua linha educacional foi se ampliando ao longo de seus quase dois séculos de história: hoje, seus programas de estudos se concentram, além da formação de professores, em áreas como ciências sociais, trabalho social, filosofia e gerontologia. Situa-se em Vechta, pequena cidade no noroeste da Alemanha que é caracterizada pela indústria e agricultura. Além disso, possui várias opções de bares, cafés e lazer ao ar livre. 

2) Universidad Santo Tomás, Colômbia 

Fundada em 1580, a Universidade Santo Tomás é a mais antiga da Colômbia. Sua sede fica na capital, Bogotá, mas também possui campi nas cidades de Bucaramanga, Tunja, Medellín e Villavicencio. Essa multiplicidade, somada à modalidade de ensino à distância que a universidade oferece, resulta na formação de profissionais capacitados em todo o território do país. A instituição, inclusive, recebeu, em 2016, a Acreditação Institucional Multicampus de Alta Qualidade. Para quem escolher como destino a capital colombiana, atrativos não faltam: parques, museus e teatros são abundantes por lá. 

3) Universidad de Jaén, Espanha 

Relativamente jovem, a Universidade de Jaén foi fundada em 1993 na cidade que dá nome à instituição – além de ter campi nas cidades de Linares e Úbeda. Com seu campus-sede formado por seis faculdades, a universidade forma profissionais em áreas como ciências, economia, engenharia e saúde. Além disso, ficou entre as 100 melhores instituições a cumprirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, no ranking publicado em 2021 pela revista Times Higher Education. A cidade de Jaén, cidade-sede da instituição, é de suma importância histórica, tendo sido o lar de vários dos assentamentos humanos mais antigos da Europa. Além disso, também é uma cidade que atrai muitos turistas, devido ao seu rico patrimônio histórico e monumental e paisagens culturais. 

Foto: Pexels

4) Universidad Católica de Santa María, Peru 

A Universidade Católica de Santa María foi fundada em 1961 pelo padre americano Johan Reinhard e é a segunda universidade privada mais antiga do país andino – ficando atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), que foi fundada em 1917. A instituição é o lar de uma importante peça histórica: uma múmia inca de mais de 500 anos nomeada Juanita, descoberta em 1955 no Monte Ampato, perto da cidade de Arequipa, onde se situa a universidade. A cidade é um importante polo industrial e comercial do Peru, e seu centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. 

5) Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), Coreia do Sul 

Importante centro de estudos internacionais da Coreia do Sul, a Hankuk University of Foreign Studies (HUFS) possui uma vasta gama de programas de línguas estrangeiras, como inglês, chinês, japonês, francês, alemão, italiano, português e muitos outros. Além disso, possui cursos em outras áreas do conhecimento: Ciências Sociais, Direito, Negócios, Administração e Educação são algumas das faculdades que compõem a instituição. O campus principal está em Seul, capital e maior metrópole da Coreia do Sul. A cidade, situada às margens do rio Han, é sede de importantes empresas de tecnologia, como Samsung, LG e Hyundai-Kia, além de ser um ótimo destino cultural: a metrópole abriga mais de cem museus, entre eles o mais representativo do país, o Museu Nacional da Coreia. 

6) Universidade de Parma, Itália 

A Universidade de Parma é uma das mais antigas do mundo, tendo sido fundada no ano de 962. É também uma das mais importantes instituições de ensino superior da Itália, contando atualmente com cerca de 25 mil alunos. É dividida em doze faculdades: Artes e Humanidades, Economia, Direito e Política, Medicina e Cirurgia, Veterinária, Química, Ciências da Vida e Sustentabilidade Ambiental; Engenharia e Arquitetura; Alimentos e Medicamentos; Matemática, Física e Informática. Além disso, conta com um polo tecnológico e instalações esportivas para uso dos alunos. A cidade de Parma, lar da universidade, é famosa por ser o local de origem do queijo parmesão e pelo presunto que leva o nome da cidade. Abriga também várias atrações turísticas, como palácios, igrejas, teatros e museus. 

Conheça as experiências de quem já estudou no exterior 

Hoje, dia 25 de agosto, às 18h, acontece na Arena do Living 360º, Prédio 15, o Speak Out, um bate-papo com estudantes que já participaram do Programa de Mobilidade Acadêmica e contam suas experiências internacionais. Você pode conferir mais sobre o evento clicando aqui. 

Leia também: Mobilidade acadêmica: entenda o que é e como ingressar 

 


Leia Mais Veja todas