Diplomados são recebidos em ação especial no Campus

PUCRS Tour 60+ promoveu passeio pela Universidade, palestra e outras ações para Alumni

26/04/2018 - 14h10
Foto: Bruno Todeschini

Mesmo depois de 40 anos de formada, a diplomada em Psicologia pela PUCRS Regina Ferreira, de 70 anos, destaca a sensação de pertencimento ao percorrer as alamedas de árvores e prédios do Campus. Regina, assim como outros 18 antigos alunos, esteve na Universidade para uma atividade especial, o PUCRS Tour 60+, realizada pela Rede Alumni na quarta-feira, 24 de abril. Incentivados pela emoção de visitar um local de tantas lembranças ou pela atualização de conhecimentos e técnicas, os diplomados puderam se reconectar com o mundo acadêmico e com a Universidade a partir de uma série de atividades.

Pela manhã, o evento foi centrado no Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS, no 7º andar da Biblioteca Central, onde foi realizada uma aula experimental de pilates e um café da manhã. Em seguida, o professor da Escola de Humanidades Luciano Marques de Jesus ministrou uma palestra sobre o livro Em Busca de Sentido, do psiquiatra austríaco Viktor Frankl, no qual o autor expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria, a Logoterapia.  O professor destacou as três formas de encontrar sentido na vida, a principal força motivadora do ser humano e o vazio existencial, mal do século 20, de acordo com o autor.

Evento Alumni

Foto: Bruno Todeschini

Os 19 diplomados presentes ainda realizaram um tour pelo Campus e visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS após almoço no restaurante Panorama Gastronômico. A visitação criou expectativa nos presentes, que, como Regina estavam curiosos para ver as mudanças nos espaços físicos. Ela conta que ficou impressionada com a facilidade de acesso à informação e à pesquisa a partir das tecnologias, e principalmente a abertura desses serviços para a comunidade. “Mudou. E acho que mudou para melhor, em termos da modernidade é gritante”, ela afirma, e completa destacando a interação entre desenvolvimento e natureza:  “O que eu gosto muito da PUCRS é essa modernização, e mesmo dentro desse ambiente existe a natureza sendo preservada”.

Além do resgate de lembranças, os diplomados buscavam ter contato com novos conhecimentos e se atualizarem em suas áreas. “A gente para às vezes, mas aqui continua sempre evoluindo”, destaca Maurício Behrends, formado em Administração de Empresas em 1987. Ele explica que a interação com o meio acadêmico é estimulante, pois é possível entrar em contato com atividades e assuntos os quais não se conhecia, e que podem vir a despertar um interesse de adquirir esses novos conhecimentos. Behrends conta que possui uma biblioteca em casa, e que quando vem ao Campus, leva jornais da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, para manter-se atualizado das várias áreas de conhecimento.

Apesar dos interesses diversos, era comum a maioria a emoção de resgatar lembranças queridas, como para Regina, que viu sua filha se formar também na Universidade e que acompanhou o marido, professor da instituição e integrante da Associação de Docentes e Pesquisadores (ADPPUCRS), em atividades da organização por muitos anos. “A felicidade de sentir que ali tu passou uma parte da vida, e então aquilo vem à tona e tu revive essa ligação com o passado, isso é importante”, destaca também Behrends. Para mais informações sobre atividades com diplomados é possível acessar o site www.pucrs.br/alumni.

A Rede Alumni

Para conectar seus mais de 170 mil diplomados ao ambiente acadêmico e a todas as facilidades que ele oferece, a PUCRS conta com a Rede Almuni. A partir dessa ação de relacionamento, a Universidade procura acolher e envolver os ex-alunos, auxiliando-os na integração e na formação contínua no mercado de trabalho, além de disponibilizar diversos benefícios. Diplomados podem fazer o cadastro pelo site www.pucrs.br/alumni ou, pessoalmente, na sala 109 do prédio 1 (Reitoria), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Expressão Alumni

Palavra em latim, Alumni significa ex-alunos. Os Alumni PUCRS são diplomados de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado, Doutorado, MBA e Especialização).