Universidade lança Auditório Pedagógico Cozinha Show

Com uma estrutura de última geração, o espaço de aprendizagem é totalmente interativo

26/04/2018 - 10h40
cozinha show, helena rizzo, auditório pedagógico

A chef Helena Rizzo realizou a inauguração do moderno ambiente. Foto: Camila Cunha

Um espaço de ensino e aprendizagem no qual o aluno participa, convive e se relaciona com o mundo profissional da gastronomia e da nutrição. Essa é a proposta do novo Auditório Pedagógico Cozinha Show da PUCRS. Inspirado em ambientes internacionais, o espaço faz parte da estrutura dos Laboratórios de Ciência e Arte dos Alimentos da Universidade. O local está à disposição, principalmente, dos estudantes de graduação e de pós-graduação da Gastronomia e do curso de Nutrição.

Segundo a coordenadora de Gastronomia da PUCRS, Rochele Rodrigues, um dos grandes diferenciais é a possibilidade de realizar aulas demonstrativas e práticas em uma estrutura moderna e equipada. “Possuímos sistemas de câmeras que transmitem as imagens para duas telas de TV e um telão, através dos quais os alunos podem acompanhar todos os detalhes de como são preparadas as receitas em tempo real”, destaca.

Projetado pela equipe de gerência de infraestrutura da PUCRS, o ambiente possui utensílios modernos e equipamentos de última geração. Entre eles, estão fogões sofisticados que funcionam por indução ou chamas, uma geladeira ultra freezer (com sistema de regulamento de temperatura e congelamento de alimentos) e um sistema de adega.

cozinha show, helena rizzo, auditório pedagógico

A chef confeiteira Dani Noce também mostrou suas habilidades. Foto: Rosane Palacci

De forma agendada, os alunos poderão gravar as suas receitas para trabalhos acadêmicos. Além disso, o ambiente ainda pode ser utilizado para cursos de extensão e por empresas parceiras da Universidade.

Interação com chefs renomados

O Auditório Pedagógico cozinha show faz parte da estrutura da Pós-Graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral (GAST) oferecida pela Pós PUCRS Online em parceria com o UOL EdTech. Chefs e professores convidados expõem as essências de seu conhecimento por meio aulas demonstrativas e práticas. Estão programadas as participações dos chefs Massimo Botura, Alex Atala, Bela Gil, Claude Troisgros, Érick Jacquin, entre outros. Juntamente a estes chefes renomados, professores da Universidade trazem o conhecimento teórico associado a área de conhecimento em questão. No total, serão 19 disciplinas, que aliam conhecimento técnico, teórico e de empreendedorismo, sempre aplicados à Gastronomia e Cozinha Autoral.