Universidade integra projeto internacional sobre cidades inteligentes e sustentáveis

Trabalho é realizado em conjunto com outras 11 instituições ao redor do mundo

10/04/2019 - 08h10

cap4city_logoCom o objetivo de construir capacidades de governança para cidades inteligentes e sustentáveis, a PUCRS faz parte do projeto Strengthening Governance Capacity for Smart Sustainable Cities, o CAP4CITY, financiado pelo Erasmus+ Capacity Building. Juntamente com outras 11 instituições parceiras, de sete países, a Universidade, por meio da Escola de Negócios, contribuirá para a elaboração de um MOOC (em inglês, massive open online course), um curso aberto online, de 80 horas. Ele ficará disponível na plataforma EdX, de acesso gratuito globalmente, em três idiomas: inglês, português e espanhol.

De acordo com a professora Edimara Mezzomo Luciano, coordenadora local do projeto, “uma cidade inteligente e sustentável é aquela onde os cidadãos têm maior qualidade de vida por meio de um setor público que funciona melhor e que interage de forma adequada com o setor privado”, comenta. Sendo um projeto de criação de capacidades, o objetivo de mais alto nível é contribuir com atores públicos e sociais, que interagem em uma cidade. As dimensões e estudos envolvem governança, urbanismo, energia, uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs), mobilidade, planejamento e o papel dos cidadãos.

Além de Edimara, estão envolvidos no projeto os professores Maira Petrini e Guilherme Wiedenhoft (Escola de Negócios) e Fabiano Hessel (Escola Politécnica). A duração do projeto é de 3 anos, com coordenação pela Danube University Krems, da Áustria. Gabriela Pereira, mestre e doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, é a coordenadora executiva do projeto.

Co-liderança internacional

Capacity, internacional, alunos, parceria, universidade

A PUCRS atuará na co-liderança da produção dos cursos abertos online. Foto: Divulgação Escola de Negócios

O papel da PUCRS é de co-liderança no principal pacote de atividades: a produção do MOOC. O trabalho é em conjunto com a Delft University of Technology (TU Delft), da Holanda, referência internacional tanto na produção de MOOCs como nos temas dados abertos, os quais integram o projeto.

A PUCRS também se envolverá em todos os demais pacotes de trabalho, em especial no de desenvolvimento de conteúdo. Também é responsabilidade da Universidade a interlocução com governos locais para a participação destes em atividades do projeto, como os workshops para levantamento de dados e validação do conteúdo.

A próxima atividade programada será a realização de um workshop com pessoas envolvidas no tema de discussão (pesquisadores, agentes públicos, profissionais de organizações públicas e privadas). O evento será promovido na Universidade, no dia 14 de agosto.

Após esta ação, o foco será na elaboração do MOOC, que se estende de outubro de 2019 a setembro de 2020, tendo como ponto alto a gravação dos MOOCs em inglês em Delft, na Holanda, e a posterior legendagem e adaptação para o contexto local brasileiro e latino-americano, a ser feita na PUCRS. “Como parte do projeto, a PUCRS receberá um estúdio profissional para a gravação dos MOOCS de mais de 20 mil euros, que ficará na Universidade para suas atividades”, completa Edimara.

Instituições parceiras

O consórcio do CAP4CITY é composto por 12 instituições parceiras de 8 países (Áustria, Estônia, Holanda, Polônia, Brasil, Chile, Colômbia, Argentina). Sendo elas:

Capacity, internacional, cidades inteligentes, pucrs

Foto: Divulgação Escola de Negócios

• Donau Universität für Weiterbildung (DUK), Austria – Coordenação do projeto
  • Tallinn University of Technology (TUT), Estônia
  • Delft University of Technology (TU Delft), Holanda
  • Gdańsk University of Technology (GUT), Polônia
  • Universidad Nacional del Sur (UNS), Argentina
  • Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina
  • Faculdade Meridional – IMED, Brasil
  • Universidad Externado de Colombia (UEC), Comlômbia
  • Escuela Colombiana de Ingeniería Julio Garavito (ECI), Colômbia
  • Universidad Católica del Norte (UCN), Chile
  • Universidad Técnica Federico Santa María (UTFSM), Chile
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil

O decano da Escola de Negócios, Éder Henriqson, destaca o Erasmus+ como uma das iniciativas alto nível da União Europeia para o fomento e a colaboração internacional em ensino. “A experiência em atuação neste tipo de projeto torna a PUCRS mais competitiva em próximas chamadas, além de inserir a Universidade num circuito altamente prestigiado de instituições de ensino e de pesquisa. Além disso, vale ressaltar a relevância do CAP4CITY que vai propiciar espaços para a pesquisa e o aprendizado em temáticas socialmente relevantes, desenvolvendo capacidades locais para que o tema das cidades inteligentes e sustentáveis possa estar na nossa agenda de ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

Sobre o Erasmus+

O Erasmus+ (pronuncia-se Erasmus plus) é um programa da União Europeia (UE) nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020. Globalmente, apoia ações, formas de cooperação e instrumentos consistentes. Entre os diversos programas Erasmus+, o Capacity Building é o mais complexo, tanto pelo objeto envolvido como pela quantidade de atores. São projetos baseados em parceria multilaterais que ocorrem via cooperação estruturada, visando produzir conjuntamente uma entrega que possa ser utilizada amplamente para a geração e manutenção de capacidades sustentáveis em seu campo de atuação.