Universidade entrega nova ponte e obra de revitalização na Avenida Ipiranga

Iniciativas propõem melhorias de trânsito e de qualidade de vida nesta região de Porto Alegre

16/08/2019 - 13h27
ponte, inauguração, revitalização, Ipiranga, porto alegre, mobilidade, prefeito, Nelson Marchezan Jr.

Reitor e Prefeito retiram cavalete que simboliza o início de circulação pela nova ponte / Foto: Camila Cunha

Com a proposta de beneficiar a comunidade de Porto Alegre em um importante perímetro da Avenida Ipiranga, a PUCRS realizou a entrega de diversas intervenções de melhorias nesta sexta-feira, dia 16 de agosto. Para contribuir com o fluxo viário de motoristas, ciclistas e pedestres, a Universidade construiu uma ponte em frente ao Museu de Ciências e Tecnologia. Outra iniciativa é a revitalização de uma área de 11 mil metros quadrados da avenida entre a 3ª Perimetral (Doutor Salvador França) e a Rua Professor Cristiano Fischer. Essa ação contempla um novo paisagismo, mobiliário urbano e intervenção artística, que promovem a segurança e a qualidade de vida na região. Ao todo, as obras tiveram o investimento próprios da instituição de ensino de 2,6 milhões de Reais.

“A Universidade é uma organização humana de natureza social e comunitária. Mais do que um lugar de ensino, é um local de aprendizagem para todos: estudantes, professores, corpo administrativo, pesquisadores e todas as pessoas de algum modo beneficiadas por nossas ações e serviços, beneficiadas por nossa existência. As iniciativas aqui apresentadas demonstram que a Universidade continua sendo o lugar privilegiado para construir uma sociedade melhor, que o que fazemos deve impactar positivamente o desenvolvimento e a transformação, a começar pelo seu entorno e pela sua comunidade local”, destaca o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira.

Em seu discurso, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, a frisou a agilidade e a entrega dentro do prazo da construção da ponte. “Além disso, os verdes complementares na PUCRS tem um simbolismo diferenciado. A Universidade está assumindo uma responsabilidade de cuidar de algo para o município, em uma área de gigantesca extensão. Também inovou colocando totens educativos e intervenções artísticas”, complementa. Marchezan também lembrou das parcerias entre a PUCRS e a Prefeitura, como o envolvimento no Pacto Alegre (movimento de transformação da cidade), por meio da Aliança para Inovação; além de diversos projetos relacionados à área da saúde.

Melhorias no fluxo de trânsito

Com extensão de 26,5 metros e largura de 13,6 metros, a ponte tem três faixas de rolamento, uma de ciclovia e uma de passeio, além da sinalização viária, com sinaleiras, placas e pintura de faixas. A liberação de circulação pela nova ponte ocorreu na manhã desta sexta-feira.

Atualmente, nesta região da Avenida Ipiranga próxima à Universidade, a média de circulação ultrapassa 55 mil veículos por dia, nos dois sentidos, conforme dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). “Essa obra também vai contribuir com o fluxo de trânsito pela Rua Professor Cristiano Fischer, local aonde é intenso o contingente de veículos”, aponta o gerente de infraestrutura da PUCRS, Hélio Giaretta.

Em uma segunda etapa, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2020, a ponte servirá de acesso rápido ao Campus da Saúde da PUCRS, que, futuramente, passará por reestruturação e ampliação de serviços. Com uma inversão de sentidos de acesso ao estacionamento e aumento de pistas, a nova entrada vai facilitar o ingresso dos motoristas ao Hospital São Lucas (principalmente a área de emergência) e ao Instituto do Cérebro, por exemplo.

Na avenida foram realizadas intervenções artísticas de diplomada em Arquitetura / Foto: Camila Cunha

Adoção de áreas verdes complementares

De forma pioneira, a PUCRS aderiu ao programa de adoção de verdes complementares da Prefeitura Municipal. Num trecho 11 mil metros quadrados, a Universidade está valorizando essa importante região da cidade que segue em expansão. A manutenção das áreas verdes e a conservação do espaço também ficam a cargo da Universidade.

Nessa aérea, a PUCRS realizou um novo paisagismo, composto de mudas cultivadas no Campus da Universidade, como os casos das espécies grama preta, barba serpente e lambari. A ciclovia tem recuos para espaços de descanso, com a instalação de totens informativos e educativos que contribuam com a circulação no local, a segurança e a promoção da qualidade de vida. Outro destaque é a intervenção artística da diplomada em Arquitetura pela PUCRS Suyê Zucchetti, que até final de agosto, irá pintar 35 postes de luz da via. As pinturas, inspiradas em elementos da natureza e da vida urbana, iniciaram na última segunda-feira e buscam contribuir com a relação da comunidade com os caminhos da cidade.

Confira a galeria de fotos: