Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

PUCRS comemora o Dia Nacional da Ciência com nova publicação

Revista Excelência em Pesquisa reforça o comprometimento da Instituição em promover inovação e desenvolvimento por meio do conhecimento científico

06/07/2020 - 11h51
ciencia,pucrs excelência em pesquisa,pesquisa,dia da ciência e do pesquisador

Apresentação oficial da publicação será durante o webinar Ciência e a Transformação da Sociedade / Foto: Pexels

No dia 8 de julho, quando é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador CientíficoPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) lança a revista PUCRS Excelência em PesquisaA publicação reúne estudos da comunidade acadêmica que ressaltam o comprometimento da Universidade com a qualidade acadêmica e a geração de conhecimento e inovação à sociedade. 

Nos últimos meses o conhecimento científico e os pesquisadores passaram a ser intensamente demandados e valorizados na identificação, gestão e planejamento das possíveis soluções diante da pandemia. Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Denise Bonan, ao longo de sua trajetória a PUCRS tem recebido reconhecimento nacional e internacional, ocupando uma posição privilegiada entre as melhores universidades da América Latina. 

“A qualidade da pesquisa desenvolvida na PUCRS é reflexo de um conjunto de estratégias e ações estruturantes especialmente no que diz respeito à qualificação do corpo docente e da infraestrutura de pesquisa, bem como do incentivo à interdisciplinaridade e iniciativas voltadas ao incremento da internacionalização. Nossa Universidade produz investigação de alto nível, em padrão internacional, nas diversas áreas do conhecimento. Esperamos que esta revista traduza um pouco deste nível de excelência alcançado graças ao trabalho dedicado da comunidade acadêmica”, ressalta.  

Vetor que gera soluções para problemas concretos demandados pela sociedade  

Com o intuito de contribuir com soluções transformadoras para questões globais da sociedade, a revista PUCRS Excelência em Pesquisa apresenta cinco grandes temas estratégicos que representam as áreas transversais nas quais se baseiam aatividades de pesquisa da Universidade. São eles: 

  • Saúde no Desenvolvimento Humano;
  • Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade;
  • Humanismo, Educação e Cultura na Era da Conectividade;
  • Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente;
  • Inovações Tecnológicas para um Mundo Dinâmico e Interconectado.

Com mais de 50 nomes de pesquisadores da Universidade, os estudos englobam as mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a revista também apresenta um panorama de projetos de pesquisa relacionados a Covid-19.  

A pesquisa desenvolvida na Universidade está diretamente relacionada com a atuação das estruturas de pesquisa, hoje constituídas por 377 Grupos – certificados no último Censo 2016 realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) –; 16 Centros; 104 Laboratórios; 48 Núcleos; e quatro Institutos. A atividade de pesquisa está integrada com os 23 Programas de Pós-Graduação, com 23 Cursos de Mestrado e 22 Programas de Doutorado, envolvendo 344 docentes.  

Lançamento online 

Para marcar a data e valorizar os pesquisadores, a apresentação oficial da publicação será durante o webinar Ciência e a Transformação da Sociedade. O debate ocorre às 18h do dia 8 de julho e será conduzido por quatro jovens e promissores pesquisadores: professora Ana Paula Duarte de Souza (Escola de Ciências da Saúde e da Vidaprofessora Aline Machado Lucas (Escola Politécnica), professor André Salata (Escola de Humanidades) e Thiago Wendt Viola (Escola de Medicina).  

Para o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, o resultado do trabalho do pesquisador depende de um ecossistema formado por diferentes agentes. “Desde o bolsista de Iniciação Científica até as agências de fomento, sem falar em todas as etapas de formação, amadurecimento, escolhas, renúncias, projetos, publicações e o suporte institucional da Universidade. O resultado da pesquisa ocorre por maturação e estamos juntos neste desafio de valorizar e promover a ciência”, comenta.  

Para participar do webinar acesse, via Zoom, neste link ou pelo ID 948 3287 8034 (senha: ciencia).