Unati: aprendizado sem limites para a Terceira Idade

Cursos nas mais diversas áreas contam com metodologia específica e turmas reduzidas

21/02/2020 - 14h16
unati,Universidade Aberta da Terceira Idade,extensão,cursos de extensão,cursos de curta duração,idosos

Idiomas, atividades físicas e instrumentos musicais são algumas das opções

Dentro dos cursos de curta duração oferecidos pela PUCRS, há uma categoria especial para uma população que está crescendo no Brasil: os idosos, que já correspondem a 13% dos brasileiros, segundo o IBGE. Dentro da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), são oferecidas diversas opções, que vão desde idiomas a atividades físicas e instrumentos musicais. Atualmente, 20 cursos estão com inscrições abertas.

A Unati foi lançada em junho de 2018, alinhada à proposta marista de proporcionar um futuro melhor por meio da educação, contribuindo para compartilhar o espaço da Universidade com pessoas de diferentes perfis, idades, sonhos e trajetórias. As aulas nas mais diferentes áreas são desenvolvidas em uma metodologia exclusiva, em turmas reduzidas. Os alunos contam com uma infraestrutura completa, que contribui para seu aprendizado, e têm o apoio de professores qualificados.

Começar hoje, aprender sempre

Em seus dois primeiros anos, a Unati recebeu mais de 2,5 mil matrículas. Muitas vezes, um aluno se inscreve para mais de uma atividade. É o caso de Magda Lucia Magalhães Bonfiglio, de 72 anos, que já concluiu nove cursos pela Unati. “O primeiro foi Espanhol, que fiz três períodos. Aí começou a surgir o que eu gosto: Literatura. Fiz todos os cursos oferecidos na área”, relata. Aposentada, conta que sempre gostou de escrever e que identificou nas aulas uma oportunidade de se desenvolver ainda mais na área.

Textos do curso de Língua Portuguesa e Literatura foram reunidos em uma publicação / Foto: Arquivo pessoal

Para este semestre, Magda salienta que, às segundas, terças e quartas-feiras, já está comprometida. “Fiz minha inscrição para um curso que estava sempre solicitando, que é Escrita Criativa para a Terceira Idade; além de mais um módulo de Literatura e Crônicas, que já fiz um no ano passado; e Café com Literatura”, diz, empolgada. Inclusive, este será um momento de reencontrar a colega de Unati Soraya Kath, com quem cursou Escrita Autobiográfica para a Terceira Idade.

Universidade Aberta

Um dos propósitos da Unati é fazer da PUCRS uma Universidade  mais aberta a pessoas de diferentes perfis e idades. Apesar de ainda não ser considerada idosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Soraya, de 59 anos, viu na Unati uma oportunidade de continuar estudando. Aposentada, ela é enfermeira de formação e chegou a fazer uma pós-graduação na PUCRS. “Atuei na área, mas depois fui trabalhar em uma empresa familiar de corretagem de seguros. Me aposentei em 2017 e, em 2019, vim para a Unati, onde já fiz quatro cursos e assisti a várias palestras”, relata.

Além de frequentarem as aulas, as duas alunas contam que aproveitam os espaços da PUCRS de diferentes maneiras. Magda gosta de almoçar nos restaurantes do Campus e de estudar e fazer os trabalhos das aulas no Living 360°. Soraya comenta que combina com as colegas de tomar café e fazer compras na PUCRS Store, além de utilizar a biblioteca: “Assim, voltamos também à vida acadêmica, desfrutando de todo espaço”.

Soraya Kath já concluiu quatro cursos / Foto: Anna Veiga

População idosa está crescendo no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como uma pessoa idosa aquela que tem 60 anos de idade ou mais. No Brasil, essa população está crescendo. Segundo o IBGE, há 28 milhões de idosos no País. E a tendência é que esse número aumente ainda mais nos próximos anos.

Com a expectativa de vida aumentando, surge também uma demanda por atividades para esse público. Magda conta que a Unati surgiu em um momento em que ela levava uma vida solitária em casa. “Agora, com os cursos, faço novas amizades, conheço pessoas, começo a entender melhor a vida e não paro no tempo. É minha distração em forma de conhecimento”, conclui.

Confira os cursos da Unati que estão com inscrições abertas